Posts da Categoria: Fala Diretora

Geração asa e pescoço? Qual o quê!

Outro dia me lembrei de um pensamento do querido e saudoso psicólogo-educador Içami Tiba sobre a geração atual. Dizia ele que ele e os de sua época (da minha também) eram da geração asa e pescoço e os da geração de hoje são da coxa e peito. Quando eu era uma menina, não havia a…
Acessar Notícia

É coisa de escola!

O que é coisa de escola? O que não é? É coisa de escola, barulho de crianças e jovens na entrada, no recreio e na saída. Música para os ouvidos de quem ama educar. É coisa de escola, preparar eventos extraclasse para motivar os alunos com atividades diferenciadas e poder trazer pais e amigos para…
Acessar Notícia

Quem alcança? Quem espera ou quem vai à luta?

Final de ano para os alunos concluintes do ensino médio é cruel! Estão à beira de um ataque de nervos com o ENEM e com os vestibulares nas instituições públicas. Pobrezinhos! Agora é a ingrata hora das cobranças que a vida faz com as escolhas corretas ou incorretas. Infelizmente o aluno que não se dedicou…
Acessar Notícia

Um tapinha não dói! Em quem?

Estamos vivendo tempos estranhos! Se educar era difícil em eras passadas, agora é uma tarefa hercúlea! Fui educada aos trancos e barrancos, aliás muitos trancos! Mamãe não poupava o chinelo. Era seu companheiro pedagógico no dia a dia. As chineladas, colocadas no lugar estratégico de muita carne e pouco osso, doíam muito. Doíam no corpo…
Acessar Notícia

Inclusão, de fato ou exclusão real?

Atualmente as escolas estão enfrentando um dilema: como promover a inclusão de fato e de direito dos alunos com necessidades especiais? Nas décadas que se sucederam à democratização do ensino, quando muito mais pessoas tiveram acesso à escola, não se via essa quantidade enorme de crianças e jovens necessitando de tratamento pedagógico diferenciado. Tenho uma…
Acessar Notícia