Posts da Categoria: Fala Diretora

Autonomia. Desejada e desejável!

Existem palavras que permeiam o universo das escolas de tempos em tempos. Algumas grudam na parede dos ideários e lá permanecem. Outras viram modismos. Vem e vão com a mesma rapidez. Já de um tempo para cá se fala muito na autonomia do aluno, ou que a escola deve preparar o aluno para ser autônomo.…
Acessar Notícia

Sobre alguém que faz a diferença ou ainda há esperança!

Estamos sempre buscando bons exemplos. Às vezes não precisamos ir muito longe para enchermos nossos olhos com atitudes belas e construtivas. Vejamos o que com muita alegria tenho a narrar: Passo algumas vezes por semana, pela manhã, por umas ruas do Jardim Suzano. Em todos os dias em que por lá estou, me deparo com…
Acessar Notícia

Tarefa do educador: dose para leão!

Nossos alunos nos mostram todos os dias que nossa prática precisa ser pensada e repensada. Tem aquele aluno que não para quieto. Se mexe o tempo todo. Mexe nos seus materiais, se revira na carteira, dando a entender que para ele , estar na sala de aula é o martírio supremo da existência. Esse garoto,…
Acessar Notícia

Geração asa e pescoço? Qual o quê!

Outro dia me lembrei de um pensamento do querido e saudoso psicólogo-educador Içami Tiba sobre a geração atual. Dizia ele que ele e os de sua época (da minha também) eram da geração asa e pescoço e os da geração de hoje são da coxa e peito. Quando eu era uma menina, não havia a…
Acessar Notícia

É coisa de escola!

O que é coisa de escola? O que não é? É coisa de escola, barulho de crianças e jovens na entrada, no recreio e na saída. Música para os ouvidos de quem ama educar. É coisa de escola, preparar eventos extraclasse para motivar os alunos com atividades diferenciadas e poder trazer pais e amigos para…
Acessar Notícia