Ensino Médio

O Ensino Médio na Escola Pinheiro tem como objetivo consolidar os conhecimentos construídos nas etapas anteriores, levando o aluno a uma consciência mais crítica sobre o mundo que o cerca.
Temos uma preocupação com os alunos do Ensino Médio no que se refere ao ingresso  nas Universidades que oferecem cursos com os quais sonham. Por este motivo estamos sempre procurando oferecer muitas oportunidades de construção de conhecimentos e também de informação para melhorar a cada ano o nível e a quantidade de alunos que conseguem realizar o sonho de uma vida acadêmica desejada.
O Ensino Médio tem  as seguintes disciplinas: Português, Produção de Textos, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia,Física, Química, Biologia , Inglês, Espanhol, Arte e Educação Física.
O material didático utilizado são livros que guiam o estudo. Entende-se que os alunos nesta etapa têm condições próprias de pesquisar e se aprofundar em assuntos de interesse pessoal ou de interesse para compreensão e ampliação dos conhecimentos já adquiridos em sala de aula. Complementam os livros didáticos as pesquisas na internet, passeios, trilhas, excursões, viagens, experiências científicas nos laboratórios da escola, seminários, concursos, feiras, peças de teatro, filmes, músicas e outras atividades.
A equipe pedagógica está em constante formação, assessorada pela equipe do Mathema, discutindo e refletindo sobre a sua prática.
Outro aspecto importante do Ensino Médio em nossa escola é a orientação profissional e ética. Os alunos são levados a refletir sobre si mesmos e suas vidas, em busca de consolidar escolhas profissionais para chegar ao comprometimento com a sociedade. No final do curso, eles elaboram um Trabalho de Conclusão (TCC), em que, apoiados em suas escolhas profissionais, detectam uma problemática e a investigam, usando a metodologia científica para a confecção do relatório final. Espera-se que os alunos sintam-se seguros para ingressar em uma boa faculdade e exercer seu papel como cidadãos do mundo.
Todos os alunos podem participar dos treinamentos esportivos gratuitos, fora de seus horários de aula. Além dessas atividades extra-classe, há também, curso de Teatro,  Judô, Natação, Ballet, Tênis de Mesa  e Francês.

 

 

Transporte

Nosso transporte é quase que totalmente de porta a porta, a preços bem acessíveis. Possuímos uma frota própria, são vistoriados e revisados dentro dos ditames da lei.

Períodos

Atividades Extras - Ensino Médio

Basquete

Oferecido para alunos e alunas a partir dos 10 anos. Realizados fora do horário regular de aulas com professores especializados em ginásio coberto. Os alunos participam de festivais e campeonatos internos e externos.

Handebol

Oferecido para alunos e alunas a partir dos 10 anos. Realizados fora do horário regular de aulas com professores especializados em ginásio coberto. Os alunos participam de festivais e campeonatos internos e externos.

Vôlei

Oferecido para alunos e alunas a partir dos 10 anos. Realizados fora do horário regular de aulas com professores especializados em ginásio coberto. Os alunos participam de festivais e campeonatos internos e externos.

Futsal

É oferecido fora do horário de aulas, com professor especializado, aos alunos a partir de 8 anos e às alunas a partir dos 10 anos. Os praticantes participam de festivais e campeonatos internos e externos. As aulas são dadas em ginásio coberto.

Teatro

Oferecido aos alunos a partir do 9º ano, fora do horário de aulas com professor especializado, ator e diretor. Aulas são ministradas em sala apropriada e com apresentação de peças ensaiadas no decorrer do ano no auditório da escola.

Tênis de Mesa

Oferecidos aos alunos e alunas a partir dos 8 anos de idade, fora do horário de aulas, nos ginásios cobertos. As aulas são dadas por professora especializada e atleta da modalidade. Possuímos equipamentos especializados como robô (para lançamento e aperfeiçoamento), mesas e bolinhas oficiais.

 

 

Notícias do Ensino Médio

 

 

Vídeos Institucionais

 

Fundação

A data oficial de fundação da Escola Pinheiro segue a publicação no jornal Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 24 de janeiro de 1986.No entanto, ela já existia como uma pequena escola de educação infantil desde 1982, que funcionava em duas salas no mesmo local onde se localiza o grande prédio do colégio que hoje vislumbramos.

Leia mais sobre nossa escola

Estrutura

Num terreno de 3750 m², com cerca de 11000m² de construção situa-se a Escola Pinheiro, cuja estrutura foi rigorosamente planejada para uso escolar, desenhada por arquitetos especializados em construção de colégios.
Conheça melhor a estrutura da nossa escola acessando o nosso Tour Virtual.

Tour Virtual

 

Proposta Pedagógica

A metodologia adotada por nossa escola é a da interação do aluno com o conhecimento, por meio de atividades que estimulam as suas várias habilidades e competências. Pilares metodológicos:

  1. Abordar o ensino de forma crítica e reflexiva, partindo dos saberes já construídos pelos alunos e levando-os a realmente construírem conhecimentos.
  2. Fazer com que o aluno interaja com os conteúdos, trazendo-lhes mais significado e tornando a aprendizagem mais próxima de seus interesses.
  3. Desenvolver o aluno globalmente, proporcionando desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, físico e social.
  4. Constituir um ambiente saudável de aprendizagem, de respeito às diferenças, com o objetivo de formar cidadãos que contribuam com o mundo.

Leia mais

 

  • 1.

    Visão

    Ser reconhecida como uma escola de excelência pela sociedade, por proporcionar um ensino de qualidade e por cuidar de cada aluno como membro de uma família.

  • 2.

    Missão

    Atender cada aluno na sua individualidade, oportunizando bases para seu desenvolvimento cognitivo-afetivo-físico-social; proporcionar uma educação reflexiva e significativa para formar cidadãos competentes para atuar em sociedade; agir com responsabilidade social e ambiental, gerando valores para nossos alunos, familiares e colaboradores.

  • 3.

    Valores


    Respeito aos alunos, familiares e colaboradores;
    Relações interpessoais e trabalho coletivo;
    Respeito ao ambiente, aos acordos coletivos e normas sociais;
    Autorrespeito;
    Responsabilidade social;
    Inovação, autonomia e criticidade;
    Segurança e integridade de nossos educandos e colaboradores.

Como podemos ajudá-lo?

Tipo:

Segmento:

Dúvida: