Estrutura

Num terreno de 3750 m², com cerca de 11000m² de construção situa-se a Escola Pinheiro, cuja estrutura foi rigorosamente planejada para uso escolar, desenhada por arquitetos especializados em construção de colégios.
A Escola Pinheiro está plantada no coração do bairro Jardim Primavera. É o seu cartão postal e referência em mapas e guias para aqueles que desejam se situar ou encontrar endereços na nossa região.
Temos no momento 53 salas de aula sendo 33 no prédio cinza com capacidade para 40 alunos e 20 no prédio branco para capacidade de 28 alunos.
Possuímos uma espetacular brinquedoteca montada por equipe especializada, com renome em muitos outros colégios de nossa cidade e em outros estados.
Nossa biblioteca conta com 18.000 títulos. Este espaço oferece quatro computadores para pesquisa na internet e mesas para estudo e pesquisa direcionados pelos docentes da escola.
A sala de informática utilizada pelos alunos do ensino fundamental e Médio tem 35 computadores modernos, em rede, tendo a utilização rigidamente dirigida a um aluno por máquina.
A sala de informática utilizada pelos alunos de educação infantil possui 20 computadores preparados para suprir as necessidades dos pequenos e futuros internautas.
Nossa três quadras cobertas estão permanentemente ocupadas pelos nossos atletas mirins e juvenis. O incentivo ao esporte faz com que nossa sala de troféus esteja repleta, necessitando de muitas prateleiras para comportar o sucesso das andanças de nossas equipes esportivas pelos campeonatos em colégios e clubes, não só na nossa cidade, mas também em outras localidades.
Atualmente foi trocado e atualizado o sistema de monitoramento da escola com 70 câmeras. Experimentalmente foram colocadas câmeras dentro de 11 salas do 3º andar do prédio cinza com a finalidade de colaborar para que os alunos do ensino médio consigam comportar-se de forma sempre adequada ao ambiente escolar.
Caso esta experiência traga bons frutos, outras salas da escola também serão equipadas com câmeras de monitoramento.
Dentre outros diferenciais que muito nos orgulham também podemos citar uma piscina coberta e aquecida. Assim podemos oferecer aulas de natação gratuita como parte do currículo dos alunos de maternal à quinto ano do ensino fundamental.
No prédio cinza contamos também com armários de fórmica numerados individuais para os alunos maiores que desejarem ocupá-los e deixar neles parte do material escolar, bem como outros pertences que poderão utilizar em aulas extras.
Os alunos portadores de deficiência locomotiva permanente ou temporária têm acesso às suas salas de aula por três elevadores, sendo dois deles panorâmicos.
No prédio C ficam nossos laboratórios de Física, Química, Biologia que são modernos e muito bem equipados. Tanto os alunos do ensino fundamental e principalmente os alunos do ensino Médio podem vivenciar os conceitos científicos que são apresentados nessas disciplinas.
A menina dos nossos olhos, no entanto, é o Auditório que leva o nome do pai do senhor Dráusio, Ataliba Guimarães Pinheiro, inaugurado em 2008. Dias depois, este espaço, que é totalmente preparado para receber peças teatrais e demais espetáculos, foi palco de sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo, pela qual o senhor Dráusio, nascido em Amparo, recebeu das mãos do presidente o título de Cidadão Paulistano. A capacidade deste espaço nobre é de aproximadamente 300 pessoas.
Nossa escola aposta no verde e se cerca de pinheiros imperiais pelas suas calçadas. Nossa horta está sempre verdinha, com alfaces, couves e temperos que de vez em quando fazem parte de degustação de nossos alunos.
Temos também algumas árvores frutíferas: limoeiros, laranjeiras, goiabeira, ameixeira, bananeiras, parreira de uva, pitangueira e jabuticabeiras.
Para conhecer todos os nossos diferenciais é preciso estar conosco. Este é nosso prazer supremo: a companhia de seus filhos no nosso projeto de educação, que é também nosso projeto de vida.

 
Conheça melhor a estrutura da nossa escola acessando o nosso Tour Virtual.

Tour Virtual

 

Vídeos Institucionais

 

Fundação

A data oficial de fundação da Escola Pinheiro segue a publicação no jornal Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 24 de janeiro de 1986.No entanto, ela já existia como uma pequena escola de educação infantil desde 1982, que funcionava em duas salas no mesmo local onde se localiza o grande prédio do colégio que hoje vislumbramos.

Leia mais sobre nossa escola

 

Proposta Pedagógica

A metodologia adotada por nossa escola é a da interação do aluno com o conhecimento, por meio de atividades que estimulam as suas várias habilidades e competências. Pilares metodológicos:

  1. Abordar o ensino de forma crítica e reflexiva, partindo dos saberes já construídos pelos alunos e levando-os a realmente construírem conhecimentos.
  2. Fazer com que o aluno interaja com os conteúdos, trazendo-lhes mais significado e tornando a aprendizagem mais próxima de seus interesses.
  3. Desenvolver o aluno globalmente, proporcionando desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, físico e social.
  4. Constituir um ambiente saudável de aprendizagem, de respeito às diferenças, com o objetivo de formar cidadãos que contribuam com o mundo.

Leia mais

 

 

  • 1.

    Visão

    Ser reconhecida como uma escola de excelência pela sociedade, por proporcionar um ensino de qualidade e por cuidar de cada aluno como membro de uma família.

  • 2.

    Missão

    Atender cada aluno na sua individualidade, oportunizando bases para seu desenvolvimento cognitivo-afetivo-físico-social; proporcionar uma educação reflexiva e significativa para formar cidadãos competentes para atuar em sociedade; agir com responsabilidade social e ambiental, gerando valores para nossos alunos, familiares e colaboradores.

  • 3.

    Valores


    Respeito aos alunos, familiares e colaboradores;
    Relações interpessoais e trabalho coletivo;
    Respeito ao ambiente, aos acordos coletivos e normas sociais;
    Autorrespeito;
    Responsabilidade social;
    Inovação, autonomia e criticidade;
    Segurança e integridade de nossos educandos e colaboradores.

Como podemos ajudá-lo?

Tipo:

Segmento:

Dúvida: