Período Integral

A partir das necessidades das famílias atendidas pela Escola Pinheiro, iniciaremos o Período Integral a partir do ano de 2016.

Informações

Alunos atendidos: Maternal ao 5º ano.
Local de atendimento: sala adequada ao período integral, com local de descanso, estudo e brincadeiras.
Horários: contraturno do período escolar
7h30 às 13h30 – alunos do período da tarde
12h às 18h – alunos do período da manhã
Tolerância para saída do aluno: 30 minutos.
Haverá uma professora para cada grupo de 10 alunos, que será responsável pelos cuidados e pela organização no período do integral.
Vagas limitadas.

Objetivos

Proporcionar um ambiente de confiança para os alunos passarem o tempo do contraturno escolar;
Desenvolver habilidades físicas, intelectuais e interpessoais, por meio de atividades extras e outras planejadas especificamente para o período;
Formar bons hábitos de alimentação, higiene e estudo;
Ampliar o universo cultural dos alunos;
Desenvolver a rotina de estudos, por meio da realização da tarefa escolar, com monitoramento de profissional especializado.

Atividades

As atividades do Período Integral serão planejadas com o suporte da equipe pedagógica.

Estudo, pesquisa e lição de casa;
Leitura (contato com livros, gibis, revistas, jornais, além de contação de histórias);
Arte (2 a 3 vezes por semana);
Jogos (2 a 3 vezes na semana, jogos educativos ou outros, que envolvam o lúdico, adequados às faixas etárias);
Desenvolvimento de projetos de trabalho (projetos sobre um tema, com atividades direcionadas, pesquisas, experimentações, de acordo com a faixa etária);
Brincadeiras (todos os dias, brincadeiras livres e dirigidas);
Descanso;
Atividades extras (1 vez por semana: natação e informática).

Observação: Os alunos a partir do 3º ano poderão fazer as atividades extras de acordo com o que a escola oferece para os alunos de período regular.

 Refeições

Almoço: oferecido pela escola, com cardápio orientado por nutricionista.
Lanche: oferecido no período do integral, com cardápio orientado por nutricionista (enviar a lancheira com o lanche do período regular).

Contato com as Famílias

Agenda personalizada com descrição sobre o período do integral (alimentação, descanso, lições de casa e estudo).

 

 

Notícias Integral

 

Vídeos Institucionais

 

Fundação

A data oficial de fundação da Escola Pinheiro segue a publicação no jornal Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 24 de janeiro de 1986.No entanto, ela já existia como uma pequena escola de educação infantil desde 1982, que funcionava em duas salas no mesmo local onde se localiza o grande prédio do colégio que hoje vislumbramos.

Leia mais sobre nossa escola

Estrutura

Num terreno de 3750 m², com cerca de 11000m² de construção situa-se a Escola Pinheiro, cuja estrutura foi rigorosamente planejada para uso escolar, desenhada por arquitetos especializados em construção de colégios.
Conheça melhor a estrutura da nossa escola acessando o nosso Tour Virtual.

Tour Virtual

 

Proposta Pedagógica

A metodologia adotada por nossa escola é a da interação do aluno com o conhecimento, por meio de atividades que estimulam as suas várias habilidades e competências. Pilares metodológicos:

  1. Abordar o ensino de forma crítica e reflexiva, partindo dos saberes já construídos pelos alunos e levando-os a realmente construírem conhecimentos.
  2. Fazer com que o aluno interaja com os conteúdos, trazendo-lhes mais significado e tornando a aprendizagem mais próxima de seus interesses.
  3. Desenvolver o aluno globalmente, proporcionando desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, físico e social.
  4. Constituir um ambiente saudável de aprendizagem, de respeito às diferenças, com o objetivo de formar cidadãos que contribuam com o mundo.

Leia mais

 

 

  • 1.

    Visão

    Ser reconhecida como uma escola de excelência pela sociedade, por proporcionar um ensino de qualidade e por cuidar de cada aluno como membro de uma família.

  • 2.

    Missão

    Atender cada aluno na sua individualidade, oportunizando bases para seu desenvolvimento cognitivo-afetivo-físico-social; proporcionar uma educação reflexiva e significativa para formar cidadãos competentes para atuar em sociedade; agir com responsabilidade social e ambiental, gerando valores para nossos alunos, familiares e colaboradores.

  • 3.

    Valores


    Respeito aos alunos, familiares e colaboradores;
    Relações interpessoais e trabalho coletivo;
    Respeito ao ambiente, aos acordos coletivos e normas sociais;
    Autorrespeito;
    Responsabilidade social;
    Inovação, autonomia e criticidade;
    Segurança e integridade de nossos educandos e colaboradores.

Como podemos ajudá-lo?

Tipo:

Segmento:

Dúvida: