Educação Infantil

A Educação Infantil é compreendida, em nossa escola, como uma etapa muito importante para a vida escolar dos alunos. Para tanto, destinam-se, a esse nível de ensino, estrutura adequada, planejamento e reflexão constante por parte dos educadores.
Em nossa escola, temos como estágios da Educação Infantil as turmas de Maternal, Jardim e Pré.
As idades aceitas para o ingresso são:
3 anos (completos até o dia 30/06) para o Maternal;
4 anos (completos até o dia 30/06) para o Jardim;
5 anos (completos até o dia 30/06) para o Pré.

A essência de nossa Educação Infantil está no lúdico: nas várias formas do brincar (livres e dirigidas) e do aprender pela interação com o conhecimento. O material escolhido, bem como aqueles produzidos pela escola, que vêm a complementar o trabalho pedagógico, buscam esse enfoque e se norteiam por uma construção significativa por parte do aluno e em sua relação com os outros.
Ainda se baseando nessa perspectiva, são realizados diversos projetos interdisciplinares que enriquecem os conteúdos dos materiais utilizados. A partir da curiosidade natural da criança, estudamos as frutas, os animais, as florestas, os dinossauros... Em um percurso sempre recheado de descobertas e imaginação.
Os conteúdos trabalhados envolvem as áreas do conhecimento Linguagem oral e escrita, Matemática, Ciências Sociais e Naturais, Movimento corporal, Arte e Língua Estrangeira (inglês).
O objetivo sempre é partir do aluno, de sua identidade e de suas vivências, para construir conhecimentos em cada área. Em todas as áreas, são planejadas sequências didáticas que estabelecem os conteúdos e a metodologia para atingir as expectativas de aprendizagem de cada ano letivo.
A equipe pedagógica está em constante formação, assessorada pela equipe do Mathema, discutindo e refletindo sobre a sua prática.
Além desses estudos, os alunos de Maternal, Jardim e Pré fazem as seguintes atividades extra-classe: judô ou ballet (a criança deve optar por uma dessas atividades), natação, informática e musicalização.
O brincar é incentivado de diversas formas, em brincadeiras livres e dirigidas. Os alunos têm, à sua disposição, espaços diferenciados para as suas brincadeiras, como playground, salas amplas e brinquedoteca. Esta última possui espaços que proporcionam aos pequenos a simbolização do mundo real. Há uma casinha, hospital, mercadinho, oficina, camarim, além de um espaço com fantasias.
Após anos de trabalho solidificado, centenas de alunos advindos de nossa Educação Infantil ingressaram no Ensino Fundamental totalmente adaptados ao ambiente escolar e com a chama acesa para o conhecimento em diversas áreas.

Transporte

Nosso transporte é quase que totalmente de porta a porta, a preços bem acessíveis. Possuímos uma frota própria, são vistoriados e revisados dentro dos ditames da lei.

Períodos

 

Atividades Extras - Educação Infantil

Ballet

Atividade que acontece do maternal ao 2º ano dentro do horário de aula e de 3º ano em diante fora do horário. Realizado em sala própria com espelho e barra. A professora é bailarina do Grupo Sopro. Os alunos participam de apresentações, como aula pública e espetáculo (com figurinos) ao final do ano.

Judô

Aulas em sala própria com tatames. Oferecidas para os alunos do maternal ao 2º ano dentro do horário de aulas e do 3º ano em diante fora do horário. Professor especializado, faixa preta. Alunos participam de festivais, campeonatos e exame de troca de faixa.

Natação

Aulas oferecidas para os alunos de maternal ao 2º ano dentro do horário de aulas e ao 3º ano fora do horário, inclusive com opção aos sábados. Piscina própria, aquecida e com tratamento de ozônio (sem cloro). Aulas de maternal e jardim são feitas sem boia, com plataforma e dois professores.

Informática

Aulas realizadas em dois laboratórios, sendo um aluno por micro ( de alta tecnologia) com projeção em projetor multi-touch. Os alunos de maternal ao 5º ano tem essas aulas dentro do horário regular de seu curso.

Música

Curso oferecido do maternal ao 1º ano dentro do horário regular de aulas, em sala própria de música com instrumentos diversos pelo Método Orff. As aulas se alinham com a metodologia adotada nas séries, Inter disciplinando os conteúdos estudados.

Educação Física

Aulas dadas por professor especializado, abordando aspectos correlacionados com a metodologia adotada pela escola. Espaço próprio e preparado para as atividades com equipamentos adequados para o desenvolvimento dos alunos.

 

Notícias da Educação Infantil

 

Vídeos Institucionais

 

Fundação

A data oficial de fundação da Escola Pinheiro segue a publicação no jornal Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 24 de janeiro de 1986.No entanto, ela já existia como uma pequena escola de educação infantil desde 1982, que funcionava em duas salas no mesmo local onde se localiza o grande prédio do colégio que hoje vislumbramos.

Leia mais sobre nossa escola

Estrutura

Num terreno de 3750 m², com cerca de 11000m² de construção situa-se a Escola Pinheiro, cuja estrutura foi rigorosamente planejada para uso escolar, desenhada por arquitetos especializados em construção de colégios.
Conheça melhor a estrutura da nossa escola acessando o nosso Tour Virtual.

Tour Virtual

 

Proposta Pedagógica

A metodologia adotada por nossa escola é a da interação do aluno com o conhecimento, por meio de atividades que estimulam as suas várias habilidades e competências. Pilares metodológicos:

  1. Abordar o ensino de forma crítica e reflexiva, partindo dos saberes já construídos pelos alunos e levando-os a realmente construírem conhecimentos.
  2. Fazer com que o aluno interaja com os conteúdos, trazendo-lhes mais significado e tornando a aprendizagem mais próxima de seus interesses.
  3. Desenvolver o aluno globalmente, proporcionando desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, físico e social.
  4. Constituir um ambiente saudável de aprendizagem, de respeito às diferenças, com o objetivo de formar cidadãos que contribuam com o mundo.

Leia mais

 

  • 1.

    Visão

    Ser reconhecida como uma escola de excelência pela sociedade, por proporcionar um ensino de qualidade e por cuidar de cada aluno como membro de uma família.

  • 2.

    Missão

    Atender cada aluno na sua individualidade, oportunizando bases para seu desenvolvimento cognitivo-afetivo-físico-social; proporcionar uma educação reflexiva e significativa para formar cidadãos competentes para atuar em sociedade; agir com responsabilidade social e ambiental, gerando valores para nossos alunos, familiares e colaboradores.

  • 3.

    Valores


    Respeito aos alunos, familiares e colaboradores;
    Relações interpessoais e trabalho coletivo;
    Respeito ao ambiente, aos acordos coletivos e normas sociais;
    Autorrespeito;
    Responsabilidade social;
    Inovação, autonomia e criticidade;
    Segurança e integridade de nossos educandos e colaboradores.

 

Como podemos ajudá-lo?

Tipo:

Segmento:

Dúvida: