Escola

A Escola Pinheiro nasceu em 1982 como uma pequena escola de educação infantil. Com simplicidade e um trabalho reconhecido pela comunidade, a escola conseguiu a implementação do ensino fundamental, sendo oficialmente fundada em 24 de janeiro de 1986.

O sonho da família Pinheiro, da professora D. Sonia e do Sr. Drausio, foi crescendo junto com o incentivo das famílias e alunos, que apostavam no sucesso da escola. Assim, outros cursos foram oficialmente aprovados e a escola cresceu em sua estrutura, transformando-se na grande instituição que é hoje.

Nessa trajetória, enfrentada com muita coragem, humildade e honra, a equipe, que chamamos de a grande família Pinheiro, passou a buscar um ensino de excelência. Dessa forma, além dos investimentos contínuos na estrutura e na tecnologia, também enfocamos na formação de professores, com assessorias reconhecidas no campo da educação e ações internas de estudo e reflexão sobre a nossa prática. Assim, a escola entende-se em um processo contínuo de aprendizagem e de promoção de uma educação que favoreça a formação integral dos estudantes para o mundo.

Concebemos o aluno como construtor de seu conhecimento, sempre em interação com os conteúdos e com os colegas e professores. A partir dessa premissa, nossa proposta centra-se em promover essa interação, por meio de atividades que visam a desenvolver as suas várias habilidades e competências.
As expectativas de aprendizagem para cada ano, nos diversos âmbitos (cognitivo, social, afetivo e físico), são amplamente discutidas entre os educadores, buscando atender a diversidade dos alunos, suas necessidades e interesses.

São pilares metodológicos de nossa escola:

• Abordar o processo ensino-aprendizagem de forma crítica e reflexiva, partindo dos saberes já construídos pelos alunos e levando-os a realmente construírem conhecimentos.
  • Fazer com que o aluno interaja com os conteúdos, trazendo-lhe mais significado e tornando a aprendizagem mais próxima de seus interesses.
  • Desenvolver o aluno globalmente, proporcionando desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, físico e social.
  • Constituir um ambiente saudável de aprendizagem, de respeito às diferenças, com o objetivo de formar cidadãos que contribuam com o mundo.
Vídeo institucional
Material didático
Os conteúdos são trabalhados por meio de livros didáticos, de outros materiais e atividades elaboradas pela equipe pedagógica da Escola Pinheiro.

Conheça um pouco mais de nossa estrutura:

São pilares metodológicos de nossa escola:

Vídeo institucional
Material didático

Conheça um pouco mais de nossa estrutura: