Fechar Menu

Atire a primeira pedra em quem não tem lembranças queridas de um professor!

05 | 11 | 2024
Fala Diretora
0 comentários

4213 visualizações

Atire a primeira pedra em quem não tem lembranças queridas de um professor!

Qual é a profissão mais importante do mundo?
Pergunta muito fácil. É a docência.
Ser professor é perpassar todas as outras profissões, pois é o primeiro a ensinar o que se vai precisar em outras esferas da sociedade.
Devo minha “escolha” à mamãe, pois como éramos bastante desprovidos de bons recursos financeiros, ela me disse que eu deveria ser professora, porque já aos 17 anos, terminado o magistério, poderia trabalhar, ter um salário razoável e ajudar nas despesas da casa.
A princípio torci o nariz mas acatei a “sugestão”. Queria ser psicóloga!
Que sorte a minha ter uma mãe que profetizou para mim uma carreira na qual me realizei!
Olhando para trás, nessas estradas imensas, compridas, onde convivi com tantas crianças e jovens, mais aprendi do que ensinei.
Conheci meninos ricos que acordavam mais cedo para ajudar a mamãe nos cuidados com a casa e com os irmãos pequenos. Ricos de amor, de carinho e de responsabilidades precoces.
Encontrei adolescentes e jovens carentes de amor e atenção. Alguns receptivos, outros nem tanto, alguns viciados nas leituras onde enterravam as dúvidas e inquietações próprias de quem tem a incerteza como guia dos atos e ações.
Tive alunos adultos, responsáveis, curiosos, comprometidos com os estudos.
Toda essa multidão eu carrego comigo, nos meus sonhos e no meu pensamento com extrema gratidão. Enriqueceram minha vida! Deram-me a sustentação de que eu precisava e a certeza de que estava no caminho certo!
Ensinar é um princípio básico em si!
A natureza ensina! O tempo ensina! Resta-nos estar abertos ao aprendizado, o que infelizmente não é virtude geral!
A mãe, exemplificando, também é a professora que está nas pequenas e grandes situações na vida do filho! É severa, é doce, é preocupada, é brava. Sabe que precisa ensinar seus filhos, pois, aquilo que a família não ensina, o mundo o faz e nem sempre com o mesmo zelo!
O dia dos professores marca uma data de homenagem merecida! Os meninos vêm para a escola loucos para encontrar seus professores e saudá-los.
Os professores ficam felizes com tudo: bilhetinhos, cartinhas, abraços, flores, bombons e outros mimos. Sorriem de orelha a orelha a cada agrado!
A relação professor-aluno não terá fim, porque substituir um professor, não está escrito nas estrelas! Nem máquina, nem computador, nem rede social. A riqueza de um ensinamento dado por um professor é diamante puro! Eterno!

Sonia Regina P. G. Pinheiro

Deixe seu comentário