
Aeroplanos Sustentáveis – 5º ano
Os alunos do 5º ano participaram de uma atividade de Ed_Tec na Sala Maker que uniu sustentabilidade, ciência e prática construtiva. A proposta consistiu na reutilização de bandejas de isopor, um material leve e adequado para modelagem, para a criação de planadores.
A partir de moldes previamente preparados, os estudantes realizaram o recorte e a montagem das peças, desenvolvendo habilidades manuais e de precisão. Durante o processo, refletiram sobre aspectos fundamentais da aerodinâmica, como envergadura das asas, equilíbrio estrutural e ajuste do centro de gravidade (que foi feito com um clips), compreendendo como essas variáveis influenciam o desempenho do aeroplano.
Além de oferecer contato direto com conceitos físicos, a atividade promoveu o pensamento investigativo, o trabalho colaborativo e a conscientização sobre o reaproveitamento de materiais.
E, depois da construção, os aeroplanos foram testados nos espaços da escola, preenchendo cada ambiente com movimento, cor e muitas risadas!






