
Depois da lagarta… vem a borboleta! 2º ano EF
Se você acompanhou o trabalho da turminha do 2º ano na Ed_Tec, já sabe que eles construíram uma simpática lagarta autômato — um brinquedo articulado que se movimenta com o simples empurrar de uma haste. Mas engana-se quem pensa que o projeto parou por aí.
Assim como na natureza, nossa lagarta passou por uma metamorfose… e virou borboleta!
Dando continuidade à proposta, os alunos mergulharam na construção de um novo autômato: uma borboleta que bate as asas com delicadeza e graça, também movimentada por um mecanismo simples e feito com materiais simples.
Mais do que um brinquedo, o projeto foi uma verdadeira metáfora: assim como a lagarta bem cuidada e alimentada se transforma em uma linda borboleta, uma infância cheia de estímulos criativos e bons exemplos pode formar adultos mais sensíveis, empáticos e inventivos.
Durante a construção, as crianças desenvolveram diversas habilidades importantes como: ampliação da autonomia do recorte com a tesoura, compreensão do mecanismo que faz com que as asas se movam, uma introdução lúdica à lógica da programação desplugada, além da personalização de cada borboleta
O resultado encheu os olhos (e o coração!): uma nuvem de borboletas autômatas coloridas, dançantes e absolutamente encantadoras — feitas por mãos pequenas, mas cheias de potência criativa.
Quem não viu na Flaepinha, pode ver agora!