É coisa de escola!

08 | 12 | 2017

É coisa de escola!

O que é coisa de escola? O que não é?
É coisa de escola, barulho de crianças e jovens na entrada, no recreio e na saída. Música para os ouvidos de quem ama educar.
É coisa de escola, preparar eventos extraclasse para motivar os alunos com atividades diferenciadas e poder trazer pais e amigos para participar, apoiar e aplaudi-los.
É coisa de escola, reunião para todo lado: de pais, de professores, de conselho de classe, de APM, de planejamento, enfim, faz parte mesmo!
É coisa de escola excursão e viagens para tirar a moçada da sala de aula, proporcionar outros conhecimentos e integração social.
É coisa de escola papelada. Muita papelada: boletins, provas, planejamentos, bilhetes, trabalhos e muito trabalho para preencher tudo!
É coisa de escola o lanche que hoje em dia, precisa ser saudável, mais do que necessário. Frutas, castanhas, sucos naturais e toda a sorte de natureba deve ser a meta da família no preparo da merenda dos pequenos.
É coisa de escola prova, trabalho, seminário, notas, tensão! Ui! Coitados dos meninos!
Escola para mim é lugar sagrado! Templo de saber, de conviver, de fazer amizades, de construir junto, de brincar e de ser feliz, como diria o Freire, mestre dos mestres e danado de esperto!
A escola não é lugar de tristeza, de discriminação, de maus tratos, de sofrimento, de bullying, no entanto, sabemos que ainda o real se sobrepõe ao ideal e em muitos casos, de forma bastante acintosa. Pena!
Temos caminhado em direção de mudanças benéficas e que têm mexido com conceitos engessados e derrubado paredes. Que bom!
Quem lembra da escola de tempos idos, sabe do que estou falando. Há os saudosistas que clamam ser a escola de outrora muito melhor do que hoje. Será? Cada coisa tem seu tempo. Tenho certeza de que mesmo esses, que vivem de declamar as maravilhas do passado, não iriam tolerar certos fazeres.
Há também, graças aos céus, os otimistas como eu, que esfregam as mãos com alegria e que acreditam sempre na força mágica e poderosa da educação na transformação de cada um e da sociedade. Cada degrau galgado e cada vitória de nossos ex-alunos infla nosso ego e nos deixa gratos e orgulhosos.
O mundo está mudando com velocidade espantosa! Porém, a escola, com toda a mudança que poderá surgir, terá sempre um lugar especial e insubstituível.

Sonia Regina P. G. Pinheiro