Festas juninas! Cheiro bom de cultura e diversão! Viva nossas tradições!

02 | 07 | 2024

Festas juninas! Cheiro bom de cultura e diversão! Viva nossas tradições!

Cheirinho gostoso no ar! São as festas juninas nos quatro cantos de nosso bairro!
Nos sábados de junho, as paróquias e as escolas se esmeram nas decorações, na deliciosa culinária brejeira, nas músicas típicas ( e algumas nem tanto! ) e nas brincadeiras para adultos e crianças. Só alegria!
Muito bom aproveitar esse tempo, um hiato na correria do dia a dia!
Nas festas, o correio elegante é o termômetro do amor que está no ar: as mamães babonas escrevem recadinhos de amor para os filhotes que recebem as cartinhas muito felizes. Os casais aproveitam o ensejo para se declararem novamente para seus escolhidos.
Ouso dizer que nessas festas tem uma misteriosa magia que enlaça corações à procura de um namoradinho, um crush, como dizem atualmente.
Conheci muito casais que iniciaram seu relacionamento numa festinha junina. E olha que com a benção de Santo Antônio, o casório é certo e a felicidade conjugal garantida!
Claro que tem também os sapecas, que se fingem de mulher para mandar bilhetinhos para os amigos. Escrevem enormes declarações de amor. Falsas como uma nota de três reais! Ficam de lado esperando o coitado abrir e olhar em volta para tentar descobrir quem é a enamorada!
O que falar das delícias que podemos saborear nessa época! Só de pensar dá água na boca.
Verdade é que alguns quitutes muito estrangeiros acabaram entrando no cardápio. Coisas da modernidade! Mesmo assim, para onde se olha é queixo rebolando, bocas batendo freneticamente…Olhos revirando!
Pena que dura pouco, se bem que alguns até inventaram as festas julinas, talvez para dar uma espichada na alegria que esses folguedos nos trazem!
Nossas queridas professoras se esmeram com projetos, danças, canções e muita cultura para oferecer aos nossos meninos.
As famílias comparecem em peso! Madrinhas, vovós, titias, vizinhas, amigas, todos para ver as danças dos pequeninos e também dos maiores. Alguns nem acreditam que aquele garoto tão tímido, que parece não gostar de nada, está lá, de mãos dadas como uma colega e dançando direitinho, bem concentrado! Um pé de valsa!
Todo mundo vestido a caráter!
As festas juninas são um bom antídoto para a timidez!
Há quem diga que quem não gosta de samba, bom sujeito não é, mas quem não gosta de festas juninas eu nunca conheci!
Um salve para essa tradição que enche nossos corações de alegrias!

Sonia Regina P. G. Pinheiro