O caminho da energia elétrica – 5º ano

22 | 07 | 2024
Fundamental I

O caminho da energia elétrica – 5º ano

A curiosidade sobre como a energia elétrica chega às tomadas para ligar aparelhos eletrônicos é algo comum entre as pessoas, imagine para as crianças! O conteúdo de ciências do 5º ano proporciona a oportunidade de aprender mais sobre corrente elétrica, fios, materiais condutores, isolantes e circuitos elétricos.

Durante a aula de Ed_Tec, os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre eletricidade e receberam um desafio: uma caixa surpresa que possuía componentes para montar um circuito elétrico simples. Dentro da caixa havia fios, motores, uma fonte de energia, LEDs, lâmpada, campainha entre outros. O objetivo? Montar um circuito que ligasse o terminal à sua fonte de energia.

Com todos concentrados nos componentes, os alunos buscaram soluções para fazer as conexões necessárias. O sorriso no rosto de cada um ao conseguir acender uma lâmpada ou ligar um motor foi contagiante, refletindo a alegria de aprender de maneira prática e divertida.