Fechar Menu

Quem é educador? Eu, você e todos! Educação transforma a vida e a sociedade!

28 | 03 | 2025
Fala Diretora
0 comentários

1541 visualizações

Quem é educador? Eu, você e todos! Educação transforma a vida e a sociedade!

Quem pensa que educar é tarefa única da escola e dos professores está redondamente enganado! Engana-se também quem acha que a família é a primordial responsável pela educação de crianças e jovens! Tem mais água rolando por debaixo da ponte!
O grande nó desses conceitos reside em delegar a uma ou a outra a tarefa de educar. Não nos enganemos!
Educar faz parte de viver, assim como também de aprender!
Todos, literalmente todos, estão convocados a engrossar as fileiras dos que devem necessariamente se dedicar a ensinar. Missão do ser humano nesse planeta!
Verdade é que os de profissão, os educadores de fato e de direito sentem que por 24 horas estão na ativa. Nunca descansam! Nem devem!
Eles têm uma vontade ferrenha de corrigir, de intervir, de ajudar, de mudar, de retocar, ou seja, de exercer o poder da vara de condão da fada! Sempre!
Acontece que não é assim que a banda toca! Não estamos conseguindo nem sequer dar conta de nossa missão dentro das escolas e da sala de aula! Verdade!
Que pena, boa parte da garotada está alienada se dedicando a queimar suas horas de aprendizado com outros meios!
Como enfiar na cabeça dessa turma que conhecimento escolar é útil, é necessário e promissor?
A moçada não acredita muito nas nossas boas intenções. Podem até pensar que de boas intenções o inferno está cheio! E é fato!
Enquanto isso, vemos descortinar perante nossos olhos muitos fatos corriqueiros em nossa sociedade que erguem e mantém os nossos cabelos em pé!
As grandes e pequenas mazelas da nossa sociedade, como os jeitinhos, as maracutaias pequenas e grandes, golpes, furtos e assaltos, tudo isso, em minha opinião, passa por um envolvimento sério e responsável não só das família e escolas, mas de todos. Educação, gente!
O que dizer do comportamento das pessoas no trânsito, nas ruas! Cada um querendo ter mais direitos do que o outro! Terra de ninguém!
O valor da vida está barateado! Os educadores de fato, de direito e de plantão se sentem de mãos atadas mediante muitos episódios. Não desanimemos!
A meu ver, parece que o poder público está de olhos vendados cantando uma velha cantiga que repete o mesmo refrão: quanto pior melhor!
Educação é dever de todos, literalmente todos! Envolvimento permanente!

Sonia Regina P. G. Pinheiro

Deixe seu comentário