Respeito ao professor! Campanha na televisão!

12 | 07 | 2016

Respeito ao professor! Campanha na televisão!

Estamos assistindo a uma campanha veiculada aos meios de comunicação, que versa sobre disciplina na sala de aula e respeito ao professor.
Essa campanha fala também do tempo que o professor perde com a indisciplina, chamando atenção dos alunos, com vistas a continuar a aula. Verdade inconteste!
Podemos constatar que esse é um problema universal e velho! Muito velho!
No entanto, conforme o tempo passa, fica mais difícil manter a disciplina na sala de aula, pois alguns alunos parecem ter controle sobre os mecanismos de dispersão e de anulação dos atos docentes. Difícil!
Essa turminha da pesada não quer saber de cumprir regras! Para eles, a vida é um parque de diversões, no qual, só vale o que queremos fazer. Pura alegria e diversão a fartar! Que beleza!
Enquanto isso, por um lado há uma família que espera da escola aprendizado e criação de conhecimentos importantes para o desenvolvimento de seus filhos e consequente inserção desejável dos mesmos na sociedade através do mercado de trabalho.
Por outro lado, há a escola, balançando na corda bamba, buscando fazer o trabalho educacional e educativo pelo qual e para o qual existe. Dureza!
Nossos garotos estão cada vez mais desinteressados! Que pena!
Quando me formei professora de curso primário (antigo curso normal), num tempo que já vai muito longe, ouvíamos nas aulas uma palavra chave que era “motivação”. Os professores, segundo nos ensinavam, eram os únicos responsáveis por buscar em suas aulas uma metodologia que motivasse seus pupilos.
Então éramos orientadas a dar nó em pingo d’ água para que nossos alunos se interessassem pelo ensino. Diziam que a motivação dos alunos era a chave para a disciplina na sala de aula! Será?
Hoje em dia, a coisa está feia! A motivação da moçada está disseminada em mil coisas! Os professores estão sempre buscando meios e artimanhas para trazer a turma para o ensino e o aprendizado. Luta inglória!
O tempo que se perde dando bronca na meninada é valioso, mas é necessário. Alguém tem que tentar! É preciso sempre orientar e infelizmente brigar para que esses jovens e essas crianças entendam o papel das instituições da sociedade.
A escola, como instituição, precisa de regras, de disciplina e de confiança para pode oferecer formação aos seus alunos. Claro!
Respeito ao professor e à escola serão sempre peças chave de crescimento e felicidade futura.
Hoje, a turminha esperneia. Amanhã, agradece! Já vi esse filme!

Sonia Regina P. G. Pinheiro