Respeito se ensina?

06 | 08 | 2018

Respeito se ensina?

Uma de minhas principais preocupações na educação de nossas crianças e jovens, se não a principal, é como fazer com que eles tenham como valor central o respeito.
Quando algum deles escorrega, é olha que isso é bastante recorrente, costumo dizer-lhes que não é preciso saber português e matemática, nem história e geografia para sermos cidadãos, mas precisamos por princípio ser respeitosos. Olham para mim com olhos enormes, como diria meu pai: olhos de filho de pai assustado!
Vejamos como está a sociedade em geral:
As notícias dos jornais escritos e televisivos que mais nos estarrecem são sem dúvida aquelas que falam de ações desagradáveis, todas fundadas na mais profunda falta de respeito entre as pessoas: motoristas dirigindo embriagados, motoristas mandando mensagens pelo celular ao dirigir, motoristas abusando da velocidade e assim ceifando vidas;
Maridos e namorados que não se conformam com o fim de relacionamentos e encerram as existências de quem não querem mais continuar o relacionamento;
Gente atirando lixo pela janela de veículos, jogando todo tipo de dejetos pela rua, pichando muros alheios com palavras ou símbolos inexplicáveis;
Pessoas abandonando animais nas ruas ou tratando com crueldade outros desses seres indefesos que só pedem um pouco de cuidado em troca de muita lealdade;
Políticos, bem, isso já é um caso à parte!
Nossa, não dá para lembrar de tantas situações que colocam lágrimas em meus olhos e me machucam o coração! Por que?
A verdade é que me sinto totalmente responsável por haver lecionado para milhares de alunos e pensar que muitos deles hoje podem ser pessoas que não usam o respeito como arma principal para uma vida digna e construtiva.
Não adianta reclamarmos dos péssimos políticos que estão desarranjando as estruturas republicanas que tanta esperança fizeram cintilar no céu dos brasileiros!
Somos todos responsáveis, de uma forma ou de outra, pelas ações negativas que presenciamos e que algumas delas caem sobre nossas cabeças como verdadeira bomba de hidrogênio.
Na escolha do material didático de uma escola, por trás das entrelinhas e linhas deve haver um currículo oculto poderoso que leve os meninos a refletir sobre a melhor maneira de se viver bem com progresso, com alegria e com colaboração: é o respeito!
Sigamos o nosso coração para que nunca nos falte garra e objetividade na nossa luta para que as novas gerações sejam imensamente respeitosas. Só assim podemos sonhar com um mundo melhor.

Sonia Regina P. G. Pinheiro