Tudo se aprende na escola! Tudo e mais um pouco!

25 | 09 | 2024

Tudo se aprende na escola! Tudo e mais um pouco!

A importância da escola na vida de uma criança é fundamental: é o começo da vida social, é a saída para o mundo é o segundo e definitivo corte do cordão umbilical!
Fato é, e notório, que muitas crianças relutam em dar esse primeiro passo e botam a boca no mundo quando chegam no portão de uma escola! Um berreiro só! Parece que adivinham que a ”boa vida” acabou!
Em pouco tempo, muitos pais se assombram com as mudanças nos pequeninos depois que vão à escola; aumento do vocabulário, novos conhecimentos, demonstrações de descobertas para todos os lados!
Depois de um tempo, graças a Deus, a escola passa a ser para as crianças um oásis! Um local onde encontram seus pares, onde trocam experiências, onde são felizes…
Um dia, o Pedrinho chamou a atenção do pai que fazia a barba com a torneira aberta! Caramba, só 4 anos e falou com propriedade: pai, água do planeta vai acabar se todos não cuidarem de economizar! O pai ficou com a boca aberta por um bom tempo e coçou a cabeça!
Nos meus tempos idos de professora dos pequenos, a chegada do mês de setembro era muito aguardada, pois iríamos saudar a chegada da primavera, iríamos comemorar o dia da árvore (não raro plantar uma no jardim da escola ou na pracinha mais próxima).
Junto com essas atividades conversávamos sobre o respeito para com a natureza, sobre o amor que devemos ter a todos os seres vivos e sobre a beleza das flores que existem em todos os lugares do mundo e colorem nossa existência.
Minha fé inabalável na educação me faz pensar que é na escola que plantamos sementes em solo muito fértil e que essas sementes irão germinar um dia. Para muitos, bem cedo, para outros, um pouco mais tarde, mas germinam. É da natureza da semente germinar!
Que tesouro recebemos quando descobrimos que sabemos ler! Ensinamento para toda a vida!
Que primor observar o momento em que um aluno descobre que já sabe ler! Espetáculo ímpar!
Nada do que se ensina na escola é em vão. Rigorosamente nada!
Há quem pergunte para que servem as fórmulas matemáticas, aprender as reações químicas, saber certinho a classificação das orações subordinadas substantivas, conhecer os biomas, as conquistas dos povos nas guerras (suas perdas e ganhos).
Menino, um dia você saberá que nada, copiosamente nada do que se aprende na escola é inútil!
O conhecimento não tem preço e dá poder para discernir, para escolher, para resolver, para nos distinguir. Para ser e existir!
Viva sempre a escola! Vida longa e feliz a todos os professores!

Sonia Regina P. G. Pinheiro