
Turminha do Integral uniu cultura africana, imaginação e ciência
A turminha do Integral teve uma aula cheia de descobertas na Sala Maker! Para celebrar e refletir sobre o Dia da Consciência Negra, realizaram uma atividade que uniu cultura africana, ciência e muita imaginação.
Antes de começar a experiência, apresentamos diversos símbolos africanos e seus significados, ajudando as crianças a compreenderem a força, a sabedoria e a ancestralidade presentes em cada desenho. Esse momento inicial de conversa despertou curiosidade e respeito, preparando o grupo para o que viria a seguir.
Em seguida, os alunos desenharam os símbolos escolhidos em folhas brancas usando uma mistura de água e bicarbonato. O desenho ficava invisível… até começar a mágica! Com a ajuda da cúrcuma, utilizada como “revelador”, as imagens apareceram diante dos olhos dos colegas, arrancando sorrisos e expressões de surpresa.
Entre ciência, arte e cultura, as crianças descobriram que cada símbolo africano carrega histórias e valores importantes e que aprender sobre outras culturas também é uma forma de ampliar o olhar, fortalecer o respeito e celebrar a diversidade.
A turminha do Integral mostrou que conhecimento, criatividade e consciência podem caminhar juntos e fazem a verdadeira mágica acontecer.






