Volta às aulas. De novo e de novo e sempre!

27 | 01 | 2017

Volta às aulas. De novo e de novo e sempre!

Volta às aulas!
Os pessimistas dirão que começa tudo de novo e que nem sentiram passar as férias.
Os otimistas darão graças a Deus por começarem novo ano letivo.
Os pessimistas olharão a lista com o nome dos alunos tentando adivinhar os problemas que terão durante o ano. Fatal!
Já os otimistas, ao visualizar a lista de chamada, começam a pensar nos avanços e progressos que a turma vai fazer durante o ano e se sentem animados!
Os pessimistas irão para a sala de aula carregando nos materiais o peso da imaginação negativa e dos prognósticos que os farão se arrastar até o final de mais um ano de trabalho.
No entanto os otimistas (e graças a Deus são tantos!), correm para a sala de aula, dão um bom dia feliz, agitam a turma, incentivam a meninada, falam de coisas boas, de construções coletivas, de desenvolvimento, de alegrias. Mostram firmeza carinhosa, falam de regras, de valores, de princípios. Incansáveis!
As aulas começam e os diretores e coordenadores pedagógicos pegam o terço! Rezar fervorosamente para que em suas unidades escolares predominem os otimistas, os idealistas, os construtores de boas práticas, os educadores de coração puro, os seguidores das atividades edificantes, os exímios velejadores de todas as águas, enfim o profissional da educação que grassa em muitos colégios e faz a alegria dos meninos e a segurança dos familiares.
Que possamos começar bem e dar exemplo para outros setores de nosso amado país, abraçando nossa tarefa com zelo, profissionalismo e coragem.
Se por um lado a coisa está preta, se por outro lado a coisa está cinza, é nosso dever colorir a nossa vida e a de nossos educandos, com ofertas de dias de luta em pró do desenvolvimento ideal e harmônico de nossos estudantes.
Ainda que surjam nuvens negras sobre nossas cabeças, estejamos protegidos. Se trouxerem chuvas de verão, passarão rapidamente e refrescarão a atmosfera.
Desejo bom retorno aos meus amigos diretores, coordenadores, professores, funcionários e alunos e que Deus nos acompanhe nessa jornada que se abre e esteja conosco iluminando nossas mentes. Amém!

Sonia Regina P. G. Pinheiro