Vontade! Teu nome é progresso, teu sobrenome, sucesso!

28 | 10 | 2015

Vontade! Teu nome é progresso, teu sobrenome, sucesso!

Existem várias palavras que poderiam ser elencadas como definição de progresso e sucesso pessoal e coletivo. Uma delas, sem dúvida é vontade. Vontade é tudo o que nos move, nos impele a sair da cama pela manhã e enfrentar os leões (e também as antas, por que não?).
Fico pasma em perceber que há pessoas, que deitadas em berço esplêndido, esperam cair do céu com as bocas escancaradas, as benesses que julgam merecer somente pelo fato de existir.
Conheço uma infinidade de criaturas que tiveram que ralar desesperadamente para conseguir atingir seus objetivos. Abençoados. Conheço também, infelizmente, uma grande quantidade de gente que, como o Jeca Tatu, vive na inércia tupiniquim! Folgados!
Fui criada acreditando que as coisas que precisamos obter para viver bem, são conquistadas com muito esforço; com suor e às vezes algumas lágrimas.
Vontade é tudo! Jogador de futebol sem vontade, leva a torcida ao delírio e às raias da ira.
Aluno sem vontade não aprende. Professor sem vontade não ensina.
Povo sem vontade não vai para frente. Não vai à lugar nenhum.
Triste constatar que vivemos uma crise de falta de vontade geral! Muitos direitos e pouco ou quase nenhum dever!
Dentro das escolas esbarramos em situações diversas nas quais quem tem gana de fazer a diferença, às vezes sofre com o escárnio e o deboche da massa de parasitas que existem em todos os locais.
Os bons alunos, os que são interessados, sofriam e sofrem os apelidos de nerds, de CDF, de puxa-sacos e toda a sorte de palavras depreciativas que saem da boca dos “inteligentes e espertos”. Muitos são até perseguidos e precisam ter alma de aço para continuarem firmes em seus propósitos.
Os professores, cheios de iniciativas e garra, por vezes também sofrem com olhares e atitudes de desdém de seus colegas, que incorporados com o espírito de porco da preguiça, fazem de tudo para por terra projetos inovadores e iniciativas daqueles.
Sem vontade, todos nós nos tornamos massa de manobra e bois de piranha. Fácil!
Difícil é energizar a meninada, quando, provavelmente vêm de casa já inoculados com o vírus do quanto menos melhor, ou tenho direito à….
Daí a cola, a falta de estudos, as fotos de prova em celulares, o jeitinho, o engodo, enfim tudo o que puder ser feito em nome do sucesso de Pirro! Sucesso para inglês ver e tripudiar.
Quem pode crucificá-los se, exemplos aos montões, em todas as esferas são o que povoam seus universos?

Drª Sonia Regina P. G. Pinheiro