Fundamental I

O Ensino Fundamental na Escola Pinheiro pode ser dividido em duas etapas, a saber: a primeira que vai do 1º ao 5º ano e a segunda que vai do 6º ao 9º ano. Essa divisão se deve à quantidade de disciplinas e professores que aumentam na segunda etapa (6º ao 9º ano).
Em todas as séries são utilizados livros didáticos cuidadosamente selecionados pela equipe pedagógica da escola. Para cada ano letivo, são traçadas as expectativas de aprendizagem e as sequências didáticas que extrapolam os livros, envolvendo objetivos e conteúdos para atingi-las. Projetos são desenvolvidos para enriquecer cultural e cognitivamente os alunos.
Os livros e demais materiais utilizados buscam a construção do conhecimento pelo educando, por meio da interação com os conteúdos de uma forma significativa.
De 1º ao 5º ano os alunos têm as seguintes disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Arte, Informática e Natação. Os alunos do 1º ao 4º ano têm apenas uma professora para as disciplinas ministradas em sala de aula, enquanto os de 5º ano podem ter dois ou mais professores que dividem as disciplinas a serem ministradas, sendo essa divisão proporcionada para preparar os alunos para o novo ciclo.
O 1º ano do Ensino Fundamental ainda possui o caráter lúdico da Educação Infantil, com momentos destinados ao brincar como as idas à brinquedoteca e ao parque, além de momentos planejados para brincadeiras livres e dirigidas. É uma série de consolidação de habilidades e conteúdos básicos nas diversas áreas.
A equipe pedagógica está em constante formação, assessorada pela equipe do Mathema, discutindo e refletindo sobre a sua prática
Todos os alunos de 1º e 2º ano têm natação, judô ou ballet e informática uma vez por semana dentro do horário de aulas de seu período. Há aulas de música até o 1º ano. Os alunos de 3º, 4º e 5º ano têm atividades extras fora de seu período de aulas: natação, judô, ballet e atividades esportivas (futsal, iniciação ao esporte e tênis de mesa).

Transporte

Nosso transporte é quase que totalmente de porta a porta, a preços bem acessíveis. Possuímos uma frota própria, são vistoriados e revisados dentro dos ditames da lei.

Períodos

 

 

Atividades Extras - Fundamental I

Futsal

É oferecido fora do horário de aulas, com professor especializado, aos alunos a partir de 8 anos e às alunas a partir dos 10 anos. Os praticantes participam de festivais e campeonatos internos e externos. As aulas são dadas em ginásio coberto.

Ballet

Atividade que acontece do maternal ao 2º ano dentro do horário de aula e de 3º ano em diante fora do horário. Realizado em sala própria com espelho e barra. A professora é bailarina do Grupo Sopro. Os alunos participam de apresentações, como aula pública e espetáculo ( com figurinos) ao final do ano.

Judô

Aulas em sala própria com tatames. Oferecidas para os alunos do maternal ao 2º ano dentro do horário de aulas e do 3º ano em diante fora do horário. Professor especializado, faixa preta. Alunos participam de festivais, campeonatos e exame de troca de faixa.

Natação

Aulas oferecidas para os alunos de maternal ao 2º ano dentro do horário de aulas e ao 3º ano fora do horário, inclusive com opção aos sábados. Piscina própria, aquecida e com tratamento de ozônio (sem cloro). Aulas de maternal e jardim são feitas sem boia, com plataforma e dois professores.

Informática

Aulas realizadas em dois laboratórios, sendo um aluno por micro ( de alta tecnologia) com projeção em projetor multi-touch. Os alunos de maternal ao 5º ano tem essas aulas dentro do horário regular de seu curso.

Tênis de Mesa

Oferecidos aos alunos e alunas a partir dos 8 anos de idade, fora do horário de aulas, nos ginásios cobertos. As aulas são dadas por professora especializada e atleta da modalidade. Possuímos equipamentos especializados como robô (para lançamento e aperfeiçoamento), mesas e bolinhas oficiais.

 

 

Notícias do Fundamental I

 

Vídeos Institucionais

 

Fundação

A data oficial de fundação da Escola Pinheiro segue a publicação no jornal Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 24 de janeiro de 1986.No entanto, ela já existia como uma pequena escola de educação infantil desde 1982, que funcionava em duas salas no mesmo local onde se localiza o grande prédio do colégio que hoje vislumbramos.

Leia mais sobre nossa escola

Estrutura

Num terreno de 3750 m², com cerca de 11000m² de construção situa-se a Escola Pinheiro, cuja estrutura foi rigorosamente planejada para uso escolar, desenhada por arquitetos especializados em construção de colégios.
Conheça melhor a estrutura da nossa escola acessando o nosso Tour Virtual.

Tour Virtual

 

Proposta Pedagógica

A metodologia adotada por nossa escola é a da interação do aluno com o conhecimento, por meio de atividades que estimulam as suas várias habilidades e competências. Pilares metodológicos:

  1. Abordar o ensino de forma crítica e reflexiva, partindo dos saberes já construídos pelos alunos e levando-os a realmente construírem conhecimentos.
  2. Fazer com que o aluno interaja com os conteúdos, trazendo-lhes mais significado e tornando a aprendizagem mais próxima de seus interesses.
  3. Desenvolver o aluno globalmente, proporcionando desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, físico e social.
  4. Constituir um ambiente saudável de aprendizagem, de respeito às diferenças, com o objetivo de formar cidadãos que contribuam com o mundo.

Leia mais

 

  • 1.

    Visão

    Ser reconhecida como uma escola de excelência pela sociedade, por proporcionar um ensino de qualidade e por cuidar de cada aluno como membro de uma família.

  • 2.

    Missão

    Atender cada aluno na sua individualidade, oportunizando bases para seu desenvolvimento cognitivo-afetivo-físico-social; proporcionar uma educação reflexiva e significativa para formar cidadãos competentes para atuar em sociedade; agir com responsabilidade social e ambiental, gerando valores para nossos alunos, familiares e colaboradores.

  • 3.

    Valores


    Respeito aos alunos, familiares e colaboradores;
    Relações interpessoais e trabalho coletivo;
    Respeito ao ambiente, aos acordos coletivos e normas sociais;
    Autorrespeito;
    Responsabilidade social;
    Inovação, autonomia e criticidade;
    Segurança e integridade de nossos educandos e colaboradores.

Como podemos ajudá-lo?

Tipo:

Segmento:

Dúvida: