Tour no centro – 7º ano

02 | 05 | 2016
Fundamental II

Tour no centro – 7º ano

O conteúdo de história do 7º ano abordou os estilos arquitetônicos Românico e Gótico. Estes estilos, mais do que apenas construções, representam um período específico, econômico, social e político.

O Centro da São Paulo é rico em exemplares destes estilos e, portanto, refletem este período estudado. Assim, a Escola Pinheiro, buscando tornar prático o conteúdo teórico, já bastante explorado, proporcionou uma excursão cultural, enfatizando os pontos de maior relevância, com o objetivo de tornar real a história teórica.

O roteiro do nosso passeio foi:

Pátio do Colégio – Inferior / Externo. Catequese dos índios – Pacificação – Fundação – Construção em Taipa de Pilão e Pau a Pique – Expulsão dos Jesuítas – Ordem dos Jesuítas – Importância do Pátio do Colégio.

Igreja de Anchieta Fundação – Porque da Igreja – Sala em Homenagem a Anchieta – Beatificação de Anchieta – Arte Sacra – Simetria – Exposições temporárias.

Praça da Sé / Marco Zero / Catedral. Tempo de Construção da Catedral – Estilo – Porque da Construção – Importância do Marco Zero – Ocorridos na Praça da Sé – Palmeiras Imperiais – Simetria da Catedral – Monumento a José de Anchieta – Importância do Marco Zero – Referência de Distância.

Solar da Marquesa de Santos (Reforma) / Arquitetura / Antiga Delegacia. Quem foi a Marquesa – Estilo das Construções – Espaço para Exposição – Moveis Antigo Impacto Social, Histórico e Político da Marquesa – Lei e Ordem na Delegacia.