Aprendendo função periódica com a roda-gigante
Para compreenderem melhor os conceitos sobre as funções periódicas da disciplina de matemática, os alunos dos 2º anos do Ensino Médio construíram uma roda gigante.
A atividade consistiu na construção de uma roda-gigante em tamanho reduzido, utilizando materiais recicláveis na sala maker da escola.
A roda-gigante gira com velocidade constante, executando um movimento repetitivo. Isso permitiu que os alunos observassem o padrão periódico do movimento e identificassem os períodos, que representam o tempo necessário para a roda-gigante completar um ciclo completo. Durante a observação da roda, os alunos identificaram os pontos de máximo e de mínimo do movimento das cabines da roda-gigante, representando os pontos mais altos e mais baixos do movimento. Essa observação destacou a importância das funções periódicas na descrição de fenômenos naturais.
Além do entendimento das funções trigonométricas, esta atividade contribuiu para fortalecer a compreensão e o interesse em matemática e demonstrar que a disciplina é essencial para entender os fenômenos naturais presentes no dia a dia.
Ao final, as rodas-gigantes ficaram expostas em ambientes da escola e foram apresentadas na reunião de pais.