15º Concurso Literário Escola Pinheiro
A 15ª edição do Concurso Literário da Escola Pinheiro “Trilhas Literárias de São Paulo” foi uma homenagem a grandes nomes da literatura de São Paulo. Ao longo desses anos, o Concurso Literário da Escola Pinheiro tem como um de seus objetivos repercutir a escrita e fomentar a leitura na comunidade escolar. A escolha do tema esteve relacionada à proposta da Feira de Literatura e Arte 2020 que infelizmente não aconteceu neste ano letivo.
São Paulo é o berço de grandes escritores e movimentos literários importantes que influenciaram e influenciam todo o formato da literatura brasileira. Ao apropriar-se desse tema, o Concurso Literário conduziu o aluno a conhecer, destacar e ressaltar aspectos importantes da obra desses grandes autores.As atividades referentes ao concurso ocorreram ao longo do 1º trimestre e fizeram parte dos instrumentos avaliativos da disciplina de Língua Portuguesa. Neste período final, os professores retomaram a atividade a fim de prestigiar os alunos que produziram os melhores textos.
Confira o vídeo homenagem aos vencedores e o caderno de textos do concurso.
Categoria 6º ano / 7º ano: Guilherme de Almeida
Texto(s) motivador(es): “Infância” “Branca de neve”
Gênero: Poema
Proposta: Inspirados na leitura de “Infância” e “Branca de neve” de Guilherme de Almeida, os alunos deveriam criar um poema com pelo menos três estrofes com quatro ou cinco versos cada sobre o tema “coisas de infância em São Paulo”.
Categoria 8º ano/9º ano: Inácio de Loyola Brandão
Texto motivador: “O homem estacionamento”
Gênero: Crônica
Proposta: Inspirados na leitura de “O homem estacionamento” de Inácio de Loyola Brandão, os estudantes deveriam criar uma crônica a partir de uma cena cotidiana da capital paulista, pensando na diversidade da cidade e em suas possibilidades culturais e sociais.
Categoria Ensino Médio: Mário de Andrade
Texto motivador “Primeiro de maio”
Gênero: Conto (tradicional)
Proposta: Inspirados na leitura de “Primeiro de Maio” de Mário de Andrade, os alunos deveriam criar um conto em que o personagem principal fosse confrontado com um dilema social. Os principais pontos turísticos de São Paulo deveriam permear os espaços do enredo.
Categoria Pais: Oswald de Andrade
Texto motivador: “Canto de regresso à pátria”
Gênero: Poema
Proposta: Inspirados no poema “Canto de regresso à pátria” de Oswald de Andrade, os participantes deveriam criar um poema sobre São Paulo.
Nessa categoria não temos um vencedor. Todos são vencedores! Ficam os nossos agradecimentos pelo incentivo e apoio à leitura de nossos alunos. Fica aqui nossa homenagem!