Fechar Menu

15º Concurso Literário Escola Pinheiro

0 comentários

696 visualizações

15º Concurso Literário Escola Pinheiro

          A 15ª edição do Concurso Literário da Escola Pinheiro “Trilhas Literárias de São Paulo” foi uma homenagem a grandes nomes da literatura de São Paulo. Ao longo desses anos, o Concurso Literário da Escola Pinheiro tem como um de seus objetivos repercutir a escrita e fomentar a leitura na comunidade escolar. A escolha do tema esteve relacionada à proposta da Feira de Literatura e Arte 2020 que infelizmente não aconteceu neste ano letivo. 

         São Paulo é o berço de grandes escritores e movimentos literários importantes que influenciaram e influenciam todo o formato da literatura brasileira. Ao apropriar-se desse tema, o Concurso Literário conduziu o aluno a conhecer, destacar e ressaltar aspectos importantes da obra desses grandes autores.As atividades referentes ao concurso ocorreram ao longo do 1º trimestre e fizeram parte dos instrumentos avaliativos da disciplina de Língua Portuguesa. Neste período final, os professores retomaram a atividade a fim de prestigiar os alunos que produziram os melhores textos. 

Confira o vídeo homenagem aos vencedores e o caderno de textos do concurso. 

 

Categoria 6º ano / 7º ano: Guilherme de Almeida

 Texto(s) motivador(es): “Infância” “Branca de neve”

Gênero: Poema

Proposta: Inspirados na leitura de “Infância” e “Branca de neve” de Guilherme de Almeida, os alunos deveriam criar um poema com pelo menos três estrofes com quatro ou cinco versos cada sobre o tema “coisas de infância em São Paulo”. 

 

Categoria 8º ano/9º ano: Inácio de Loyola Brandão

Texto motivador: “O homem estacionamento”

Gênero: Crônica

Proposta: Inspirados na leitura de “O homem estacionamento” de Inácio de Loyola Brandão, os estudantes deveriam criar uma crônica a partir de uma cena cotidiana da capital paulista, pensando na diversidade da cidade e em suas possibilidades culturais e sociais.

 

Categoria Ensino Médio: Mário de Andrade

 Texto motivador “Primeiro de maio”

Gênero: Conto (tradicional)

Proposta:   Inspirados na leitura de “Primeiro de Maio” de Mário de Andrade, os alunos deveriam criar um conto em que o personagem principal fosse confrontado com um dilema social. Os principais pontos turísticos de São Paulo deveriam permear os espaços do enredo.

 

Categoria Pais: Oswald de Andrade

 Texto motivador: “Canto de regresso à pátria”

Gênero: Poema

Proposta: Inspirados no poema “Canto de regresso à pátria” de Oswald de Andrade, os participantes deveriam criar um poema sobre São Paulo.  

Nessa categoria não temos um vencedor. Todos são vencedores! Ficam os nossos agradecimentos pelo incentivo e apoio à leitura de nossos alunos. Fica aqui nossa homenagem!

Deixe seu comentário