Ação do projeto – “Abraçando as diferenças que nos tornam iguais” – 3º EF

08 | 10 | 2021
Fundamental I

Ação do projeto – “Abraçando as diferenças que nos tornam iguais” – 3º EF

O projeto anual realizado pelas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental visa proporcionar vivências e trabalhar com as inclusões sociais. Uma das ações do projeto aconteceu nas aulas de Educação Física em que, depois de conhecerem a história das Paralimpíadas e alguns dos seus esportes, os alunos puderam vivenciar atividades adaptadas.

As atividades envolveram o basquete em cadeira de rodas, um circuito com a mobilidade reduzida com carga nas pernas (simulando a utilização de próteses) e um pré-desportivo da modalidade paralímpica goalball utilizando vendas e bolas com guizos.

Ao final da atividade, perguntamos aos alunos o que acharam e como se sentiram. Todos disseram que adoraram e que foi muito difícil, mas um comentário chamou atenção. Uma aluna disse: “Agora, eu entendi o que é empatia. Precisamos nos colocar mais no lugar do outro. Quando eu encontrar uma criança assim, vou logo chamar para brincar e aprender com ela”.

Vivências como esta aproximam a criança de realidades que ela muitas vezes não presencia e torna a inclusão ainda mais significativa.