Caça letras – 1º ano

13 | 09 | 2022
Fundamental I

Caça letras – 1º ano

No processo de alfabetização, novas curiosidades vão surgindo: “A mamãe escreve uma letra diferente na agenda…” “Como faz essa letra com voltinhas?” Neste momento, quando a base alfabética já está sendo consolidada, é importante valorizar o interesse das crianças e possibilitar novas aprendizagens.

Foi assim que os alunos do 1º ano iniciaram as primeiras descobertas sobre a letra cursiva. Num primeiro momento, eles receberam das professoras um alfabeto móvel com letras de formas diferentes. Em grupo, tentaram agrupar as letras parecidas, fizeram relações com letras já conhecidas e perceberam que o nosso alfabeto tem quatro maneiras diferentes de escrever a mesma letra.

Em um outro dia, continuando a brincadeira, eles receberam um desafio: cada aluno ganhou uma cartela com uma letra do alfabeto e a missão era caçar os outros três tipos de formas de grafar aquela letra. Missão impossível?? Não para esses super detetives que, envolvidos na proposta, foram identificando as diferentes possibilidades de escrita.

Sabemos que a escrita cursiva acontecerá no tempo certo, mas as primeiras descobertas estamos trilhando agora…