Carrinho de fricção maker – 3º ano

08 | 06 | 2024
Fundamental I

Carrinho de fricção maker – 3º ano

Quem nunca se divertiu com um carrinho movido a fricção nos anos 80, 90 ou 2000? Se você perguntar para uma criança da nova geração, talvez essa experiência seja desconhecida. Mas quando o desafio de criar um carrinho movido à tração elástica foi lançado aos alunos, eles vibraram!

Muitas vezes, ao falarmos de robótica, as pessoas logo pensam em robôs e máquinas automatizadas. Mas antes de chegarmos aos “robôs tecnológicos”, priorizamos, nas aulas de Ed_Tec, a robótica desplugada. Aquela que trabalha com a mão na massa, oferecendo aos alunos a oportunidade de criar, experimentar e solucionar problemas longe dos dispositivos eletrônicos para que, futuramente, ele possa aplicar os mesmos aprendizados digitalmente.

Durante as aulas para construção do carrinho, os alunos dos 3ºs anos primeiramente planejaram como seria seu projeto ideal. Estudaram sobre possíveis materiais e debateram sobre o formato e estilo. Depois, as equipes de “engenheiros e mecânicos” colocaram seus projetos em ação.

Palitos, martelos, pistolas de cola quente, tampinhas foram ganhando forma. Antes do grid de largada, último pitstop para ajustes.

E lá vão eles… Um a um os carrinhos foram testados. Alguns projetos avançaram sem problemas, outros precisaram de alguns reparos para que funcionassem perfeitamente. Este não é um problema para nossos alunos, eles já reconhecem que nem sempre um projeto dá certo na primeira tentativa. Eles procuram soluções e testam quantas vezes forem necessárias, superando os desafios durante o processo de aprendizagem.

A robótica educacional desplugada vai além dos conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Ela promove o pensamento coletivo, a resolução de problemas, o enfrentamento das frustrações e o trabalho em equipe.