Como os alunos voltarão para as escolas depois da pandemia!? Só Deus saberá!

15 | 10 | 2021

Como os alunos voltarão para as escolas depois da pandemia!? Só Deus saberá!

Pergunto sobre os danos que a pandemia provocou e provocará no aprendizado formal de nossos alunos.
Cada família, de acordo com seus valores e condições teve que lidar com os meninos estudando dentro de casa. Para alguns, verdadeiro tormento!
Dona Firmina disse que seus meninos não vão voltar para a escola enquanto ela puder, pois está economizando no transporte escolar, no lanche e no uniforme dos filhos. Para alguns deles nem comprou todos os livros.
O Sávio, menino danado, não quer voltar para a escola por enquanto, porque tirou notas altíssimas nas provas com o auxílio poderoso do Google; um olho na questão da prova no computador e outro no celular! Que beleza! Nunca foi tão bem na escola!
Assim como ele, alguns estudantes, que já não ligam muito para o estudo, fizeram a festa! Câmera desligada e enquanto o professor do outro lado procedia às explicações da matéria, os danados jogando vídeo game ou fazendo qualquer outra coisa.
Outros, menos afortunados com internet de péssima qualidade ou com aparelhos ruins, se equilibravam no antigo e decantado: o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende!
A verdade é que mesmo os que tinham toda a condição física, emocional, familiar e mental para aprender à distância terão que pagar a conta, porque eu realmente não acredito que o ensino e a aprendizagem foram 100% efetivos. Se já é difícil conseguir a atenção e concentração dos garotos presencialmente, calcule isso através e uma tela de computador, tablet ou celular.
Há que diga que serão anos de defasagem! Outros falam até em década!
O pior é que, de fato, conteúdo perdido é uma pedra pequena num sapato apertado e vai machucando aqui e ali e no fim faz um baita estrago!
Isso porque existem disciplinas que precisam de continuidade naquilo que deve ser aprendido agora para passar para um outro patamar.
As escolas que deem seus pulos como sempre fizeram e fazem para poder tampar buracos aqui, ali e acolá, mesmo com a certeza de que estarão em alguns casos, enxugando gelo!
Esse pessimismo é de quem sabe a importância do ensino ali, com o dono da manada olhando seus boizinhos de perto!
O que alivia um pouco essa negatividade é que os pequenos de hoje são bem diferentes dos de outrora. Têm muito ao seu favor (embora possa parecer que não).
A informação está por todo lado; notícias, atualidades, informes e o mundo vêm pela TV e por outros meios midiáticos.
Fé que tudo isso vai passar é o que nos resta. Arregaçar as mangas e acreditar sempre!

Sonia Regina P. G. Pinheiro