Conhecendo a história dos nossos antepassados – 4º ano

30 | 06 | 2022
Fundamental I

Conhecendo a história dos nossos antepassados – 4º ano

O projeto anual do 4º ano tem o tema “Brasil: um único povo e diversas culturas”. Os alunos fazem diversas explorações sobre seus ancestrais e a formação do povo brasileiro. Como parte dessas ações, foi realizado um estudo de campo no Museu Memorial do Imigrante.

A Hospedaria dos Imigrantes, hoje Museu Memorial do Imigrante, construída na cidade de São Paulo entre 1886 e 1888, era um conjunto de prédios que abrigavam os imigrantes recém-chegados e em 1982. Parte do conjunto foi tombado como patrimônio histórico-cultural. Além de reunir um grande acervo, o Memorial do Imigrante dedica-se à divulgação desse acervo, assim como a projetos que visam desenvolver uma consciência de preservação dos que ali passaram e deixaram sua marca.

As turmas dos 4ºs anos puderam prestigiar toda essa história, realizando um delicioso passeio a esse lugar tão especial, que hospedou há muito anos atrás pessoas que vinham de diferentes lugares, em busca de melhores condições de vida e que foram essenciais para a formação da cultura do povo brasileiro, dividindo suas tradições e costumes com os que aqui já viviam.

Na visita, os alunos ficaram encantados com a belíssima maquete da Hospedaria, a sala das recordações, a estação da Maria fumaça, o edifício (Hospedaria) que foi dividido por estações, cada uma contando como foi a chegada desses imigrantes, desde a diáspora humana, registros como cartas e documentos, dormitório, aparelhos e máquinas antigas.

O lugar mais esperado por eles na visitação foi o grande mural de sobrenomes, confeccionado para homenagear os migrantes que passaram pela Hospedaria. Este local faz conexão com a trajetória dos antepassados e das famílias brasileiras.

Podemos dizer que esse estudo marcou muito as crianças, pois puderam vivenciar algo do passado, ampliando suas experiências para além das telas, como uma viagem no tempo, refletindo sobre as migrações humanas, a comunicação e as várias nacionalidades que contribuíram para a diversidade da formação social brasileira.