Educação socioemocional: uma necessidade de todos nós!

Institucional
          Os educadores de educação infantil e fundamental I levantaram temas importantes para a sua formação e elegeram, como prioritário, estudar sobre educação socioemocional.
          Assim, a equipe de coordenação e direção buscou estudos da psicologia e da neurociência para entender o desenvolvimento emocional e práticas educacionais que podem apoiá-lo.
          Por meio de vivências e reflexões, o curso envolveu nossas educadoras, que aprimoraram seu autoconhecimento e fizeram um estudo de caso da turma, analisando as emoções, sentimentos e valores das crianças, assim como buscando estratégias de intervenção.
           Uma das práticas presentes no curso, em todos os encontros, foi a atenção plena (mindfulness), que trabalha a concentração, acalmando a mente e aguçando as sensações. As famílias podem também explorar as práticas de mindfulness por meio de alguns materiais, como “Brincando de mindfulness: 50 exercícios para praticar a atenção plena com crianças“, de Patrícia Calazans (Ed. Matrix), e “Quietinho feito um sapo: Exercícios de meditação para crianças (e seus pais)“, de Eline Snel (Ed. Bicicleta Amarela).
             Cada vez é mais importante que saibamos entender nossas emoções e saber como lidar com elas!
Confira as fotos!

Comentários

Carregando...