Eleição – eu também faço parte deste movimento

Eleição – eu também faço parte deste movimento

Com a tv, rádio e internet falando todo o tempo sobre política e políticos, é bem natural que as crianças, mesmo com pouco conhecimento sobre o assunto, comecem a debater sobre voto e eleições.

Aproveitamos o momento para conversar com os alunos sobre o importante momento democrático que nosso país está vivenciando. Explicar que o voto é um direito do cidadão, que as pessoas pensam de maneiras diferentes e também que saber expressar suas ideias e ouvir a opinião dos amigos é uma maneira de construirmos uma sociedade melhor.

Para simularmos um processo eleitoral, os alunos assistiram a uma propaganda política, em que o futuro mascote da Escola Pinheiro, se apresenta e pede para que eles escolham entre três opções seu futuro nome.

Na fila da zona eleitoral, era comum ouvirmos a discussão sobre qual seria a melhor escolha.

Depois de assinarem o nome na lista do mesário, os alunos se dirigiam à cabina eleitoral para exercer seu papel de cidadão.

Os votos foram obrigatórios do maternal ao 5º ano e facultativos para alunos dos 6ºs ao 3º ano do Ensino Médio.

Em breve, apresentaremos o nosso mascote e o nome escolhido pela maioria dos alunos. Aguardem!