Eletiva – Química na cozinha

15 | 03 | 2022

Eletiva – Química na cozinha

Imagine uma disciplina que possibilita a prática culinária e o conhecimento da química e bioquímica que envolvem os preparos na cozinha. Essa é a disciplina eletiva Química na cozinha.

Durante o preparo de um alimento, encontramos uma infinidade de reagentes como temperos, óleos, ácidos(como o vinagre), reagentes biológicos (fermentos). Quando misturamos estes ingredientes, os submetemos a diferentes forças mecânicas (ao bater um bolo, por exemplo) ou a diferentes temperaturas,modificando a aparência, textura e gosto. Cada uma dessas transformações é definida por reações químicas e conceitos físicos ou biológicos com os quais podemos familiarizar nossos alunos.

Saber dos cuidados ao fatiar, cortar, picar, ralar e a importância de separar bem os alimentos. O nome dos instrumentos utilizados na cozinha, a função de cada um deles. Durante a primeira aula, foi comum observar alunos que não sabiam como funcionava uma panela de pressão, por exemplo.  Além disso, na disciplina eles também aprendem a valorizar os protocolos exigidos na cozinha e fazem descobertas sensacionais. Você sabia que colocar uma colher de vinagre no feijão de molho remove o ácido fítico, que pode dificultar a digestão?