Encontro de adaptação

01 | 02 | 2024

Encontro de adaptação

Neste começo de ano, estava refletindo sobre o período de adaptação e me recordei de quando a Bianca estava no Maternal.

Era início de janeiro e ela andava com a mochila da escola, queria mexer na lancheira e olhar os lápis de cor todos os dias. Eu tinha até a sensação que a mochila não conseguiria chegar ao primeiro dia de aula.

Mas ela precisava… manusear, olhar, imaginar, andar pela casa todinha puxando a mochila. Estava se preparando para um novo início.

Esses são alguns dos momentos que fazem parte, e são importantes, no processo de adaptação.

Todos nós fazemos planos, desenhamos na mente o que será o próximo ano… é a nossa adaptação.

Assim acontece também com as crianças.

A adaptação é um processo que envolve várias ações individuais e que precisam contar com a confiança e parceria entre a escola e a família.

E é nessa acolhida significativa para todos os envolvidos, famílias e crianças, que iniciamos mais um ano, com os braços abertos para receber todos.

O tempo passou e Bianca cresceu.

Na semana passada, a Bianca estava em silêncio, manuseando seu estojo, canetas, livros, decidindo qual seria o caderno para geografia e para espanhol… meus olhos brilharam novamente.

Ela não passeia mais pela casa com a mochila, mas o processo de adaptação continua sendo necessário.

Sejam bem-vindos.