Entendendo e valorizando a inclusão – 3º ano visita o Laramara

12 | 06 | 2023
Fundamental I

Entendendo e valorizando a inclusão – 3º ano visita o Laramara

Nosso projeto sobre inclusão e valorização das diferenças foi iniciado com as turmas do 3°ano do Ensino Fundamental. Começamos de uma maneira muito especial, com a visita à Associação Laramara (Associação Brasileira de assistência à pessoa com deficiência visual).
      A Laramara desenvolve ações e estudos, realiza pesquisas e implanta serviços, acolhendo a comunidade e assumindo compromissos para atender às demandas sociais das pessoas com deficiência visual, deficiência múltipla e suas famílias.
      A Associação conta com o apoio de profissionais especializados, voluntários e parceiros que ajudam a manter “viva” a missão da Laramara.
      Já na entrada da associação, os(as) alunos(as) passaram pela “Trilha sensorial”, um percurso que os deficientes visuais passam para  aguçar os outros sentidos e entrar em contato com a natureza. Eles adoraram! Depois, foi o momento da palestra, em que puderam conhecer a história da associação, como se utiliza a máquina Braille, a bengala e os jogos que são produzidos na associação. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e aprender mais sobre os recursos para os deficientes visuais.
      Eles também  fizeram um percurso pela Associação, conheceram a sala de informática, a brinquedoteca, o  lara-parque e o espaço de integração e convivência da família. Foi um passeio de muito aprendizado para toda turminha, que buscará, em seu percurso de aprendizagens, entender e valorizar a inclusão.