Estudos do solo – Práticas laboratoriais – 3º ano EF

18 | 03 | 2022
Fundamental I

Estudos do solo – Práticas laboratoriais – 3º ano EF

Os alunos dos 3ºs anos foram ao laboratório analisar os tipos de solo (arenoso, argiloso e humífero) para testar suas hipóteses e verificar as suas diferenças.

A primeira tarefa foi a de preparar o funil de estudo. Para isso, cortamos uma garrafa pet para utilizarmos em nossa análise. Depois, preparamos o funil com um algodão na ponta, para filtrar a água e acrescentamos os três tipos de solo: a areia, a terra e a terra com argila. Como bônus, fizemos também uma garrafa só com o algodão e as pedras.

Com a preparação pronta, chegou a hora de realizarmos o experimento. Qual o tipo de solo que vai reter mais a água e qual vai escorrer mais rápido?

A garrafa com pedras permitiu que a água escorresse rapidamente. O solo arenoso também permitiu o escoamento rápido da água. O solo em que a água demorou mais para escoar foi o argiloso.

Depois da realização do experimento, os alunos voltaram para sala e fizeram o registro da atividade de forma colaborativa, expondo em cartazes as descobertas.