Exercendo a cidadania e cultivando a paz na escola – Projeto Conviva 2023 Fundamental I

23 | 03 | 2023
Fundamental I

A construção de valores éticos e a aprendizagem socioemocional são pilares importantes para a formação dos nossos alunos. O Projeto Conviva é uma ação de nossa escola que se integra ao currículo e às propostas de cada série para efetivamente realizar este trabalho. Neste ano, o projeto foi iniciado com a ideia de reaproximar os alunos da rotina, princípios e regras estabelecidas para a boa convivência e para o exercício da cidadania na escola, aspectos que bastante abalados no período de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. O título do nosso projeto é “Nossa escola: cidadania e cultura de paz”.

Nos dias 17 e 20/03, fizemos a abertura do projeto em nosso auditório, interagindo com os alunos a partir de situações que acontecem na escola e também apresentando as ações do projeto.

Serão ações do nosso projeto:

⦁ Reflexões sobre as regras de convivência na escola e fora da escola;

⦁ Realização de assembleias de classe;

⦁ Leituras envolvendo os temas de cidadania, cultura de paz, empatia, colaboração e amizade;

⦁ Elaboração de cartazes que demonstram as compreensões e valorização das regras de convivência pelas crianças;

⦁ Mobilização dos alunos para a representatividade e para o olhar empático a partir do exercício de monitoria (monitor acolhedor).

Esperamos que os alunos sejam ativos e contribuam para a coletividade, entendendo o seu papel para o bem comum.

Contamos com o incentivo dos senhores ao longo deste percurso!