Expo coleção 2024 – 1º ano EF

18 | 04 | 2024
Fundamental I

Expo coleção 2024 – 1º ano EF

Partindo de uma abordagem matemática, os alunos do 1º ano foram convidados a visitar uma mini-exposição no mezanino da nossa escola. Mas, exposição do quê?

“Nossa… quantas bonecas e bonecos…”, “Olha quantas canecas…”, “Que demais essas camisas de futebol!”. Essas foram algumas das frases que foram ditas por algumas crianças logo quando chegaram na exposição!

Sim, tratava-se de uma exposição de COLEÇÕES.  Num primeiro momento, fizemos uma roda de conversa para buscar dos alunos seus conhecimentos prévios sobre o assunto, tanto sobre coleção quanto sobre o que era uma exposição… e não é que eles mostraram que dominavam muito sobre o assunto?!

Essa exposição foi organizada com o apoio das professoras e alguns colaboradores da escola que contribuíram trazendo suas próprias coleções para apreciação dos pequenos. Nesta exposição, havia canecas, bonecos Funko Pop, barbies, ímãs, Snoop, camisas de futebol, bichos de pelúcias, medalhas, e muita curiosidade! Tão importante quanto conhecer diferentes coleções é poder conhecer a história por detrás de cada uma delas: quem é o colecionador, como esta coleção começou, como ela é organizada, entre outros saberes fundamentais para esta temática.

Após essa visita, uma pergunta inusitada: o 1º ano tem uma coleção aqui na escola? Ainda não! Mas, o desafio foi lançado. Empolgadas com a exposição, cada turminha foi convidada a pensar num objeto comum a todos para darmos início a uma coleção aqui na escola. Vamos aguardar o que eles decidiram!

E você… qual a sua coleção?