
Mapas iluminados – 7º e 8º ano
Nas aulas de Ed_Tec, os alunos dos 7º e 8º anos participaram de uma atividade na sala maker, que uniu conceitos de tecnologia, eletricidade e Geografia de forma divertida e significativa.
O desafio proposto consistia em criar um card iluminado utilizando LED, bateria e papel-alumínio para montar um circuito elétrico capaz de acender um ponto específico do mapa.
Antes da montagem do circuito, os alunos realizaram uma etapa para criar o efeito de transparência no papel, permitindo que a iluminação do LED ficasse ainda mais evidente quando o circuito fosse acionado. Os alunos do 7º ano tiveram a missão de iluminar uma das regiões do Brasil, enquanto as turmas do 8º ano trabalharam com países do continente americano, identificando e destacando diferentes localidades por meio da luz.
Durante a atividade, os estudantes exploraram conceitos relacionados aos circuitos elétricos, compreendendo na prática como a energia percorre os materiais condutores até chegar ao LED. Além disso, desenvolveram habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, coordenação motora, criatividade e trabalho em equipe.
Entre testes, descobertas e adaptações nos projetos, cada grupo precisou investigar maneiras de fazer o circuito funcionar corretamente, transformando o aprendizado em uma experiência dinâmica e envolvente.
Mais do que acender LEDs, a proposta acendeu conhecimentos, despertou a curiosidade científica e mostrou que aprender pode ser uma experiência prática, criativa e divertida.






