Mental é tudo! Quem duvida paga para ver e se surpreende!

23 | 09 | 2020

Mental é tudo! Quem duvida paga para ver e se surpreende!

Em todos os momentos de nossa vida precisamos de uma atitude mental que nos possibilite viver bem e superar obstáculos.
Minha sábia mãe dizia que devíamos cuidar muito bem da mente, pois uma vez danificado qualquer circuito lá dentro, o dano estaria feito e seria irreversível.
Quem tem o mental sempre bem consegue passar por muitas adversidades, olhar para trás e sorrir.
Como é que podemos construir esse elemento tão importante em nossas vidas, principalmente no momento atroz que estamos vivenciando?
Ouso dizer que vamos adquirindo fortaleza mental desde os primeiros dias de nossa vida. No começo, os pais e a família são os responsáveis por semear na criança os hábitos e atitudes para essa aquisição.
Quando a criança entra na escola, os professores são também aqueles que devem prover elementos para que o estudante se fortaleça e consiga superar suas angústias e seus medos.
A criança e o jovem devem ter hábitos saudáveis; dormir bem e bastante, alimentar-se bem, praticar atividades físicas, ler, divertir-se com bons filmes e desenhos animados.
Devem, na medida do possível, ficar longe dos problemas dos adultos, do mundo dos adultos, porque no futuro terão tempo para isso.
Eles devem ser muito elogiados! Os elogios são adubos potentes; geram autoconfiança e boas atitudes.
Quando vejo pessoas fraquejando mediante situações que poderiam passar facilmente sem qualquer dificuldade, meu coração se apieda delas!
As situações difíceis fazem os homens fortes mais fortes!
O que a educação tem a ver com tudo isso? Tudo!
A educação promove cultura, reflexão, raciocínio, clareza de ideias, dentre outras maravilhas!
Nos ajuda a pensar como podemos lidar com diferentes situações.
Quem joga a tolha quando está em dificuldades pode ser que passou em brancas nuvens pelos bancos escolares e não aproveitou as dicas que os bons livros e os bons professores trouxeram para seu engrandecimento.
Gente, gente, sempre é tempo de cuidar do mental; cuidar da nossa casinha!
Olhos no futuro! Vem coisa boa por ai! Precisamos estar bem para aproveitar o que a Providência irá nos presentear!

Sonia Regina P. G. Pinheiro