“Meu filho não se dedica aos estudos!” Preocupação de muitas famílias!!!!

02 | 12 | 2022

“Meu filho não se dedica aos estudos!” Preocupação de muitas famílias!!!!

Um de meus filhos um dia me disse algo que me fez refletir muito sobre a preocupação que os pais têm como desempenho escolar de suas crianças.
Ele me disse em alto e em bom som que que estava muito arrependido de não ter se dedicado nos estudos durante o seu tempo na escola básica. Tinha perdido boas chances de ter um conhecimento necessário para seus estudos posteriores.
Quando ele estava nos primeiros anos escolares até que tinha um desempenho aceitável, mas conforme o tempo foi passando, ele fazia apenas para o gasto; quase não estudava e se arrastava em notas regulares, o suficiente apenas para “passar de ano”.
Eu nunca me preocupei muito, porque sabia que ele tinha potencial e não tinha um desempenho melhor, porque não se interessava pelos estudos. Gostava dos esportes e das amizades!
Foi assim que ele terminou seus estudos regulares.
O tempo passou e ele entrou na faculdade.
No seu primeiro ano foi muito mal e desistiu do curso. Resolveu que iria procurar uma outra Universidade, pois não estava nada satisfeito com o programa e métodos daquela.
Começou no ano seguinte em outro local e desde o princípio se encontrou! Fez boas amizades com colegas, professores e funcionários. Foram quatro anos de muito aprendizado e no seu trabalho de conclusão de curso, ficamos orgulhosos com a apresentação e com os elogios que ele recebeu dos professores. A sala estava lotada com muitos e muitos colegas e funcionários!
Meu menino tinha crescido e muito!
Depois disso, mergulhou de cabeça nos conhecimentos de sua profissão e em outros.
Gosta muito de conhecimentos em geral. Adora filmes de todos os tipos. Vê documentários diversos sabe muito sobre todos os assuntos. Fala duas línguas!
Recuperou em dobro, em triplo todo o tempo em que negligenciou os estudos. É um profissional brilhante e competente!
Vejo muitos pais arrancarem os cabelos com o descaso de seus filhos na escola e com as notas baixas. Têm medo deles desperdiçarem os esforços da família e jogarem por terra seu futuro.
Olho para eles e sempre digo que o importante é plantar boas sementes; os pais começam dando exemplo! Devem incentivar, confiar, aconselhar à exaustão!
A família deve transpirar o sentimento de que a educação é a mola mestra da transformação social e uma das principais estradas para realização pessoal e felicidade.
Os meninos devem ser felizes na infância e saber que seus pais confiam neles!
Essa é a chave PIX do sucesso dessa moçada!

Sonia Regina P. G. Pinheiro