Minha Primeira Letra em Destaque – 1º Ano

17 | 07 | 2024
Fundamental I

Minha Primeira Letra em Destaque – 1º Ano

A primeira letra do nome é uma das primeiras coisas que as crianças aprendem na escola, quase como se fosse uma propriedade pessoal. No 1º ano, os alunos estão na fase de alfabetização, formando palavras e frases, mas a primeira letra do nome continua sendo especial.

Nas aulas de Ed_Tec, propusemos uma atividade para estilizar essa letra tão querida por cada um. Com rolos de fita crepe em mãos, os pequenos começaram a desenhar suas letras, e os questionamentos logo surgiram:

“— Professora, cadê a tesoura?”

Rapidamente, eles perceberam que as mãos poderiam fazer o papel da tesoura para cortar a fita, e as letras começaram a tomar forma. Letras mais “redondinhas” apresentaram um desafio maior, mas todos concluíram com sucesso!

Com a primeira letra pronta, era hora de colorir. Usando esponjas, os alunos preencheram todo o espaço branco da cartolina com uma explosão de cores. Na aula seguinte, com a folha já seca, chegou o momento de revelar a letra de cada um. Com muito cuidado, os dedinhos puxaram a fita, e a letra foi aparecendo em meio às cores vibrantes.

Encantados com o resultado, os alunos completaram o nome utilizando giz branco. Ao terminarem, o sorriso deles era contagiante. Levantavam a folha orgulhosos querendo dividir a felicidade com o colega!