O mal ronda sorrateiramente o mundo virtual. Ensinemos nossos pequenos a se defender!

06 | 04 | 2023

Quanto mais o tempo passa, mais assistimos assombrados golpes diversos que machucam pessoas de diversas formas! Esses golpes estão muitas vezes, e na sua maioria, feitos por meio de celulares, tabletes ou computadores. Coisa terrível!
Há aqueles que se escondem por trás de celulares. Eles fingem ser uma pessoa da família e pedem pequenas quantias. São tão hábeis, que se identificam com fotos de ente queridos.
Há outros bandidos que telefonam para pessoas e colocam vozes gritando e chorando, dizendo que estão sendo sequestrados e sofrendo tortura. Esse é um golpe antigo, mas ao que parece funciona, pois vira e mexe tem quem está recebendo essas ligações terríveis!
Há também mensagens que chegam até nós pedindo que cliquemos em determinado link: seu saldo foi bloqueado, tem um empréstimo para você, você foi sorteado etc. Clique no link e perca todos os seus dados!!!!!!
Sei que há outras pessoas, carentes de romance, que conversam em sites de relacionamento amoroso, se entregam de maneira muito ingênua e acabam sendo roubados ou até feridos em tocaias!
O que esses e outros golpes têm em comum? O uso da tecnologia em favor do crime!
No entanto muitas famílias estão introduzindo o uso das telas cada vez mais cedo aos seus filhos! Dão o celular aos bebês com desenhos animados para deixá-los quietinhos. Basta ir a um restaurante e vemos os pequeninos de celular ou tablete ligados enquanto a família almoça sossegada! Foi-se o tempo em que um dos pais ficava com a criança nos braços, dando umas voltinhas, entretendo o pimpolho enquanto o outro se alimentava e depois se revezavam.
As telas vieram para nos auxiliar a ter uma vida melhor, a nos orientar nos caminhos, a nos fornecer informações, a nos comunicar com nossos entes queridos e tantos outros benefícios que entendemos fundamentais para nossa existência no século XXI.
Infelizmente, no entanto, temos que estar muito vigilantes para não cairmos em armadilhas.
Eu disse outro dia a uma colega que a escolarização da população serviu também para instruir quem se utiliza de conhecimentos para más ações. Lamentável, mas verdadeiro!
Nas escolas devemos ensinar nossos alunos a utilizarem os meios virtuais com responsabilidade, desconfiança, mas sobretudo com parcimônia. Insistir mesmo!
Não é fácil nem para as famílias nem para a escola lidar com o uso ou mau uso dos aparelhos que nos ligam ao mundo virtual, mas é nosso dever insistir sempre nas orientações e controle!

Sonia Regina P. G. Pinheiro