O que setembro nos traz….

29 | 09 | 2023

O que setembro nos traz….

Setembro foi sempre um mês muito esperado nas escolas.
Temos a semana da Pátria com as comemorações. Hoje em dia não são nem sombra das atividades de outrora, mas ainda temos momentos importantes, quando prestamos homenagem à independência de nosso país e incentivamos nos nossos alunos o amor à Pátria.
Cantamos os hinos, as crianças menores usam enfeites verdes-amarelos, enfim, começo de setembro é assim!
A chegada da primavera era um outro fator de festejos nas escolas em tempos idos. Era flor para todo lado! Ensinávamos a turminha a confeccionar flores, a pintar flores de todas as cores e a cantar melodias bonitas que enalteciam esse tempo bonito de cores.
Imaginem que houve um tempo em que fazíamos a festa da primavera! A garotada adorava!
Setembro além de ser esse tempo de comemorações é um marco nas atividades escolares, porque indica que o final de nossas atividades escolares do ano está próximo.
É quando coçamos a cabeça na avaliação de como anda nosso ano letivo, do tanto que fizemos, do que conseguimos fazer, do que não foi feito e nem será mais!
É também quando nos damos conta de que temos uma grande quantidade de alunos que não estão acompanhando de forma adequada os estudos em sua série /ano.
Há aqueles que estão com a corda no pescoço, com notas muito ruins. Alguns deles, com boas condições intelectuais, sem quaisquer dificuldades e também com pouco ou quase nenhum interesse nos estudos.
Esses são nosso maior desafio! A escola não é interessante para ele. Não era também para nós, mas era fonte de informação e de cultura. Hoje as fontes são de outra ordem. Se querem saber alguma coisa, buscam no Google. Se querem escrever um texto, buscam no Chat GPT.
Os alunos com dificuldades derivadas de problemas de outras ordens estão constantemente em nossas pautas. São desafios que temos enfrentado tateando no escuro. Muitas vezes nem sabemos direito como proceder. No entanto, estamos sempre na busca de atividades que venham de acordo com as necessidades especiais que nossos alunos possuem!
Com essas preocupações vamos vendo o mês de setembro se esvair, bem como o pouco tempo que temos para solucionar nossos problemas e aquietar nossas preocupações.
Para alguns, dentre esses me incluo e também a minha família, o mês não traz boas recordações.
Quando me lembro disso, recordo de uma música que dizia “ Wake me up when September ends.” , traduzindo : me acorde quando setembro terminar.
Tolice, pois todos os meses do ano têm suas belezas. Outubro, já vem por ai!

Sonia Regina P. G. Pinheiro