OMEP Fund I

OMEP Fund I

A OMEP (Olimpíada de Matemática da Escola Pinheiro) é um evento anual e tradicional da nossa escola, que tem como objetivo estimular o estudo da disciplina. Este ano, a OMEP do FUND I ganhou uma nova roupagem. As turmas foram misturadas e distribuídas pela Esfera Mágica, numa abertura cheia de mistérios e emoções. Esta distribuição permitiu aos alunos uma interação com pessoas diferentes do seu convívio diário, ampliando suas amizades.

Cada equipe teve seu patrono, um animal símbolo e palavra de inspiração, são elas:

Hikma – Siginifica sabedoria em árabe, equipe representada pela cor amarela. Seu patrono tem um nome difícil, Al Khawrismi, matemático, astrônomo, historiador e geógrafo árabe que introduziu os algarismos e importantes estudos sobre as operações básicas, frações e raiz quadrada. Seu animal símbolo é a serpente e sua palavra de inspiração é SABEDORIA.

Eureka! – Equipe representada pela cor verde. Seu patrono é o físico e matemático Arquimedes, que após de uma de suas descobertas saiu gritando: ”Eureka! Eureka!” O animal que a representa é a águia e sua palavra de inspiração é CORAGEM.

Prisma – Equipe representada pela cor azul. Seu patrono é Euclides, importante matemático da Grécia Antiga, considerado o “pai da geometria”. Animal que representa a equipe é o urso, sua palavra de inspiração é PERSISTÊNCIA.

Theórima – Representada pela cor vermelha. Theórima significa teorema em grego, um dos teoremas mais conhecidos na matemática é o de Pitágoras, o patrono desta equipe. O animal símbolo é o tubarão e a palavra de inspiração é DETERMINAÇÃO.

As atividades foram distribuídas numa prova individual, feita em sala com atividades em forma de desafios. As atividades lúdicas aconteceram na sala de letramento digital, na quadra, no laboratório de biologia e na biblioteca. Estes espaços trabalharam as unidades temáticas da matemática, espaço e forma, grandezas e medidas, números e operações e tratamento da informação.

A arrecadação de lacres de alumínio é uma maneira de incentivar a solidariedade, fazê-los entender que pequenas ações transformam a vida de pessoas que necessitam. As equipes se empenharam bastante para juntar os lacres afim de trocá-los por cadeiras de rodas.

No próximo dia 17 de outubro será o dia do resultado final, mas para nós, todas as equipes já são campeãs, pois trabalharam juntos, ajudando uns aos outros e isso é o que consideramos importante.

Abaixo estão os links da abertura e das atividades, divididos por séries.