OMEP Fundamental I 2023 – Veja como foi!

16 | 10 | 2023
Fundamental I

OMEP Fundamental I 2023 – Veja como foi!

O estudo da matemática é incentivado de várias maneiras em nossa escola, com destaque para a OMEP (Olimpíada de Matemática da Escola Pinheiro) realizada em todos os segmentos de ensino. Na Educação Infantil, promovemos a Omepinha, com uma abordagem lúdica e desafiadora na resolução de problemas. No Ensino Fundamental II e Ensino Médio, os alunos enfrentam a prova escrita, enquanto as turminhas do Ensino Fundamental I participam da OMEP em um formato competitivo que combina elementos lúdicos e convencionais.

Como aconteceu a OMEP do Fundamental I?

Nossas equipes foram divididas pela “Esfera Mágica,” que encaminhou cada participante para uma das quatro torres: Eureka, Hikma, Prisma ou Theórima. Confira aqui como foi a ABERTURA.

Depois da equipe formada, chegou o momento de aplicar os conhecimentos matemáticos em prática. O primeiro desafio, chamado “Desvendando as Relíquias da Matemática,” aconteceu no dia 25 de setembro e consistiu em uma prova escrita individual convencional, que avaliou o conhecimento específico da disciplina. FOTOS DA PROVA INDIVIDUAL

Os desafios coletivos ocorreram ao longo da semana de 26 a 29 de setembro, com cada torre enviando seus representantes para espaços específicos da escola, relacionadas às unidades temáticas.

Na área da piscina, os alunos enfrentaram o “Enigma da Pedra do Conhecimento,” que focou em grandezas e medidas.

Na biblioteca, foi a vez de enfrentar o “Desafio da Taça,” uma prova que exigiu habilidades em números e álgebra.

O “Enigma de Merlin” aconteceu no laboratório de letramento digital, onde a tecnologia e a geometria foram os principais temas.

A unidade temática relacionada à probabilidade e estatística foi abordada no Ginásio, onde o “Desafio do Dragão” misturou a educação física com a matemática, proporcionando uma prova desafiadora.

As fotos dos dias das provas coletivas você pode conferir nos links abaixo:

2º ano

3º ano

4º ano

5º ano

A cerimônia de premiação ocorreu em 6 de outubro no auditório da escola. Na cerimônia, pudemos assistir aos melhores momentos da OMEP. Além disso, anunciamos o resultado da prova de solidariedade, que envolveu a arrecadação de lacres de alumínio. Em 2022, atingimos a marca de 193 quilos, mas este ano superamos essa marca, arrecadando um total de 202 quilos de lacres. Agradecemos às famílias e alunos pelo esforço na arrecadação e incentivamos todos a começar a juntar lacres para o próximo ano.

Por fim, divulgamos os resultados das demais provas. A Equipe Hikma foi a grande vencedora nas turmas da manhã e da tarde. CONFIRA AS FOTOS DA PREMIAÇÃO.

Parabéns a todos os participantes e a suas famílias pelo comprometimento e dedicação demonstrados durante a OMEP deste ano.

Você pode conferir o placar final da OMEP 2023 clicando aqui.

Ano que vem tem mais!!!