Pesquisa e constrói – Ed_Tec Fund I

16 | 02 | 2024
Fundamental I

Pesquisa e constrói – Ed_Tec Fund I

As aulas inaugurais de 2024 da disciplina de Ed_Tec do Fundamental I foram grandes desafios.Integrando o uso do laboratório de letramento digital e a sala maker, elaboramos dinâmicas bem interessantes!

Inicialmente, cada grupo recebeu a tarefa de utilizar o computador para realizar pesquisas direcionadas na internet, em sites de busca,  sobre materiais específicos utilizados na construção maker. Após a descoberta das respostas corretas, os grupos tinham a oportunidade de acessar as bancadas da sala maker e colocar em prática a tarefa designada, adaptada de acordo com a série de cada grupo:

O 2º ano começou a aula assistindo a um vídeo que apresentava um pequeno objeto utilizado na construção maker e tinham a missão de descobrir o nome do mesmo pesquisando na internet. Com seu card em mãos e a resposta correta, os alunos ingressaram na sala maker com a missão de utilizarem a cavilha para unir peças de madeira e construírem uma estante em formato de nicho.

Já o grupo do 3º ano deveria descobrir a combinação perfeita entre peças utilizadas no maker. Após a descoberta, os alunos deveriam construir uma estrutura nivelada utilizando madeira, porcas, parafusos, arruelas e uma ferramenta niveladora para analisar o resultado final.

Os 4ºs anos se dedicaram à pesquisa sobre chaves de fenda e philips. Ao chegarem na sala maker, os grupos foram desafiados a unirem peças de madeira utilizando cantoneiras, parafusos e a ferramenta pesquisada.

O 5º ano deveria descobrir o que unha, bola, pena e borracha … têm em comum. O trabalho na sala maker foi utilizar martelo, pregos e fio lã para desenhar uma estrela.

Foram atividades muito interessantes e os alunos se divertiram muito!