Projeto de leitura 1º ano – Maleta Viajante

Fundamental I

2071 visualizações

Projeto de leitura 1º ano – Maleta Viajante

Sabemos que ler é uma habilidade construída ao longo da escolaridade e necessita de bastante incentivo. Tornar a leitura um hábito é um desafio, ainda mais em um país em que pouco se lê.

Por esse motivo trouxemos para a abertura do nosso projeto de leitura “Nina”, personagem do livro “A menina que odiava livros”. Neste encontro, Nina contou para a turminha do 1º ano um pouquinho da sua história, explicando como os livros passaram a ser os seus grandes amigos e a ajudaram a perceber o quanto era interessante o mundo da leitura. Ela também nos falou sobre a importância da leitura para todas as idades e que pequenos gestos podem fazer a diferença dentro da nossa sociedade.

No final da conversa, Nina presenteou os alunos com sua “Maleta Viajante”, ou seja, uma maleta com livros de história que irá viajar na casa das professoras e alunos dos 1ºs anos, levando bons momentos de leitura para toda família. Ao entregar a maleta, ela propôs um desafio: em cada casa que a Maleta Viajante passar, a criança junto a família deverá escolher um livrinho infantil que gostou de ler e doar para a maleta, assim a maleta ficará recheada de novas histórias, dando oportunidade para que muitas pessoas, sejam crianças ou adultos, ampliem o seu repertório de leitura.

Preparem-se, turminha, pois em breve a Maleta Viajante estará em sua casa, propiciando momentos maravilhosos de leitura para todos de sua família.