Projeto – Redescobrindo o Brasil: o folclore é a nossa história

19 | 10 | 2018
Fundamental I

Projeto – Redescobrindo o Brasil: o folclore é a nossa história

Era uma vez uma turminha muito curiosa que queria entender melhor o significado do folclore. Após pesquisas, atividades diferenciadas e muitas conversas, os alunos foram compreendendo que o folclore era muito mais do que lendas e personagens. Eles descobriram que o nosso folclore é muito rico e simboliza a cultura popular de um povo, de uma nação que é passada de geração para geração. Após essa descoberta, eles resolveram fazer um livro sobre o folclore para que outras pessoas pudessem ter acesso a essas informações. Neste percurso, a turminha foi trabalhando paralelamente atividades do Projeto Conviva que traziam conteúdos sobre o direito à educação e à solidariedade. Foi então que surgiu a ideia de visitar uma CEI próxima ao nosso bairro para conhecer a sua realidade e saber de que maneira poderíamos ajudá-los. Nesta visita, descobrimos que parte do parque das crianças tinha sido demolido, pois muitos brinquedos não estavam mais em condições de uso e que eles precisavam de brinquedos novos. A partir daí, tivemos  a ideia de vender o nosso livrinho do folclore para arrecadar fundos e ajudar a CEI a renovar o seu parque oferecendo às crianças novos brinquedos. Para isso, contamos com a ajuda de toda a comunidade escolar. O livro foi feito com muita dedicação pelos alunos dos primeiros anos e inclui um CD de cantigas produzido por toda turminha com a participação do professor Melque.

Valor do livro + CD de cantigas R$35,00.

Obs: Como o intuito é de ajudar a CEI, iremos disponibilizar a compra de livros aos familiares e demais conhecidos dos alunos que desejarem. A entrega e os autógrafos serão feitos no dia da Mostra Cultural (24/11).

Agradecemos, desde já a colaboração e a solidariedade de todos.