Que letra é essa? – 1º ano – Explorando a letra cursiva

31 | 08 | 2023
Fundamental I

Que letra é essa? – 1º ano – Explorando a letra cursiva

“Que letra é essa? Como escreve esta ‘letra de mão’?”

Naturalmente perguntas como estas foram surgindo dentro da rotina do 1º ano e a busca dos alunos em querer conhecer e escrever com esta letra foi ganhando cada vez mais força!! Mas, vamos com calma…

O 1º ano está em processo de alfabetização e entendemos que praticar a letra cursiva durante este percurso pode não ser tão produtivo, pois tratam-se de processos distintos e que necessitam de intensa dedicação e empenho por parte dos alunos. Por isso, o trabalho com a letra cursiva efetivamente ganha destaque a partir do 2º ano, quando a alfabetização dos pequenos está mais estruturada. Mas, é muito importante validar as curiosidades e nutrir os alunos com a busca constante pelo saber e conhecer.

Então, que tal aprender brincando?

Após brincar em grupo, na sala de aula, com o alfabeto móvel, percebendo os diferentes tipos de grafar a mesma letra, suas formas e modelos, estes pequenos detetives foram caçar as letras perdidas para completar a sua cartela. Cada letra encontrada, uma comemoração garantida!!