Quem poderá nos salvar? Com certeza não será o Chapolin Vermelho!

28 | 06 | 2019

Quem poderá nos salvar? Com certeza não será o Chapolin Vermelho!

Dei aulas por mais de dezessete anos seguidos para a mesma série: o primeiro ano do ensino fundamental. Adorava!
Hoje seria o segundo ano. Início da alfabetização, se bem que sabemos que os pequenos atualmente começam bem mais cedo a trabalhar com as letrinhas.
Um dos assuntos tratados todos os anos eram os meios de transporte e locomoção. Mostrávamos para os alunos carros, caminhões, ônibus, aviões, barcos e falávamos sobre a locomoção das pessoas na cidade e no campo com esses veículos.
Fiquei imaginando essa aula nos dias atuais. Pensei na variedade de meios de transporte e locomoção na cidade e outros tantos que estão sendo imaginados por mentes criativas e inovadoras: bicicletas, patinetes e outros que vi num vídeo. Verdadeiro mergulho no futuro.
Realmente é necessário que as pessoas se locomovam da melhor forma possível, economizando tempo e gastos de combustível. O meio ambiente , em alguns casos, agradece!
O que hoje vemos pelas ruas de nossa cidade seria inimaginável há bem pouco tempo atrás. Imaginemos então o futuro! Pensemos como será. Realmente um desafio e tanto!
A educação deve estar sempre prevenida para preparar os garotos que serão as mentes idealizadoras de benefícios para todos da sociedade.
Muitos passos são dados nessa direção. Acredito que o primeiro e o mais importante seja promover no aluno a autonomia, pois com ela a imaginação e a criatividade criam asas enormes e levam a passos certeiros para progressos.
Outro dia alguém me chamou de rainha da positividade. Não me ofendi. Vesti a coroa com muita honra. Alegria e pensamento positivo sempre me moveram para construir minha trajetória.
A mesma pessoa diz que sou piadista. Verdade. Estou sempre com a piada pronta na ponta da língua. Sempre foi assim e isso em tempos bem remotos me custou broncas e castigos.
Vejo o futuro sempre colorido e próspero. Isso ajuda a viver e a criar. Busco, assim, não me ligar muito nas pessoas negativas. Aves de mau agouro! Xô!
A educação irá retomar um lugar importante no cenário do nosso país. Não tem outra saída.
Se queremos ser bem reconhecidos no panorama mundial, só com educação de qualidade.
Se queremos oferecer ao povo mais sofrido uma vida melhor, de mais igualdade, só com a educação.
Triste é ver que muitas vezes aqueles em quem votamos, depositando nossa esperança num presente e futuro melhores, separam as brasas para suas gordas sardinhas e tiram do povo a oportunidade de trilhar um caminho com muita luz no fim do túnel.
Ensinemos nossos garotos o respeito, a ética e valores morais elevados para que possamos sonhar de verdade.

Sonia Regina P. G. Pinheiro